Publicada em 08/06/2023 - 20h34
Por Da Redação
Piauí teve a maior taxa de analfabetismo do Brasil em 2022, segundo o IBGE
O estado registrou 14% de analfabetismo. A faixa etária com maior proporção são os idosos: 40% deles não sabem ler e escrever.
O Estado do Piauí registrou no ano de 2022 a maior taxa de analfabetismo do Piauí, 14,8%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).
Além do Piauí, apenas o estado de Alagoas ultrapassou os 14% de analfabetismo. Na outra ponta, a unidade federativa com menor índice de pessoas que não sabem ler e escrever foi o Distrito Federal, com 1,9%.
No Piauí, a faixa etária com maior proporção de pessoas analfabetas são os idosos, que segundo os dados 40% deles não sabem ler e escrever. O índice nacional para esse grupo é de 16%, bem abaixo da media do Piauí.
Em todas as faixas etárias, as mulheres apresentam índice menor de analfabetismo. A maior diferença, 4,7%, acontece entre homens e mulheres com idade entre 40 e 59 anos.

Piauí teve a maior taxa de analfabetismo do Brasil em 2022, diz IBGE — Foto: IBGE/ Divulgação
Fonte: Com informações do G1/Piauí
Mais notícias
-
Concurso público unificado | 27/10/2026, 23:07h
APPM se reúne com TCE para discutir contratações temporárias e concurso público
Encontro discutiu prazos para adequação às orientações do Tribunal de Contas e medidas para garantir segurança jurídica aos gestores municipais.
-
Audiência pública | 27/10/2026, 22:52h
Prefeitura de SMT convoca população para audiência pública sobre metas fiscais
Audiência será realizada nesta quinta-feira (29), às 9h, na Câmara Municipal, para avaliação das contas do segundo quadrimestre de 2026.
-
Ponto facultativo | 27/10/2026, 22:37h
Prefeitura municipal transfere comemoração do Dia do Servidor para 30 de outubro
Decreto assinado pelo prefeito Pompílio Evaristo Cardoso Filho estabelece ponto facultativo na sexta-feira (30) de outubro.
-
Prevenção | 23/10/2026, 16:59h
Município promove campanha de vacinação antirrábica na sede e na zona rural
Ação da Secretaria Municipal de Saúde ampliou a cobertura vacinal de cães e gatos, com apoio de agentes de endemias.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões