Últimas Notícias

Publicada em 25/01/2026 - 08h54
Por Da Redação

Atos de vandalismo atinge cemitério da Saudade em São Miguel do Tapuio

Pelo menos dois túmulos foram depredados, revoltando famílias e reacendendo cobrança por ação imediata as autoridades.


Fotos: Divulgação Atos de vandalismo atinge cemitério da Saudade em São Miguel do Tapuio

Um grave ato de vandalismo foi registrado no Cemitério da Saudade, localizado no bairro Matadouro, na cidade de São Miguel do Tapuio. Túmulos foram depredados e quebrados por indivíduo(s) ainda desconhecido(s), gerando indignação, tristeza e revolta entre familiares e a população.

De acordo com informações repassadas por familiares, pelo menos dois túmulos foram alvos da ação criminosa. Entre eles, os jazigos de Maria de Lourdes Pitombeira de Sousa e do saudoso professor José Carlos Pitombeira de Sousa, figura muito querida e respeitada, que contribuiu de forma significativa para a educação sãomiguelense ao longo de sua vida.

Além da destruição do patrimônio funerário, relatos apontam que, no último sábado, dia 24, pessoas que visitavam o cemitério teriam presenciado um indivíduo aparentemente alcoolizado dentro do espaço, praticando atos de desrespeito, o que aumenta ainda mais a gravidade da situação.

O Cemitério da Saudade é um dos mais antigos da cidade e possui grande valor histórico, cultural e emocional para as famílias sãomiguelenses. Portanto, atos desse tipo é motivo de preocupação, reforçando a necessidade urgente de medidas preventivas, como vigilância adequada e fiscalização regular.

Diante do ocorrido, familiares e a população cobra uma resposta imediata das autoridades policiais e do poder público, solicitando a abertura de investigação, para identificação dos responsáveis e adoção de providências para que novos atos como esse não voltem a acontecer.

Vale destacar que ato de vandalismo em cemitérios não é apenas um crime contra o patrimônio, mas um ato de profundo desrespeito à memória dos que já partiram e à dor das famílias.


Fonte: Da redação / Francisco Alves


Tópicos: atos, vandalismo, cemitério, saudade

Avaliação: