Publicada em 14/02/2023 - 11h53
Por Da Redação
Ciro Nogueira defende critérios mais rígidos para empréstimos a países estrangeiros
O texto apresentado traz também requisitos econômicos e financeiros que devem ser observados antes que estatais e empresas públicas.
O senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) apresentou, na última semana, uma série de emendas ao projeto (PL 2896/2022) que altera a Lei das Estatais, com o objetivo de endurecer as regras para financiamento de obras em outros países.
Uma das propostas prevê a necessidade de autorização por parte do Senado Federal sempre que o valor do empréstimo for maior que 1% da receita da estatal ou empresa pública.
“É necessário que o povo, representado pelos seus parlamentares, seja consultado para saber se o Brasil pode ou não investir tanto dinheiro lá fora”, defendeu o senador.
O texto apresentado pelo senador também traz requisitos econômicos e financeiros que devem ser observados antes que estatais e empresas públicas brasileiras possam emprestar dinheiro a outros países.
“O propósito é garantir em lei o que deveria ser básico: que os recursos públicos brasileiros não sejam utilizados para financiar países sem condição de pagarem suas dívidas”, explicou Ciro.
O senador propõe que o financiamento a um governo estrangeiro somente seja permitido após a verificação de três critérios: os fundamentos econômicos e financeiros do país, reconhecidos pelas principais agências de análise de risco; o perfil da dívida daquela nação, especialmente se o governo possui histórico de inadimplência; e a adoção clara de mecanismos de transparência nas contas públicas.
Para Ciro Nogueira, o histórico de calotes aplicados por nações aliadas ao atual governo exige a adoção de medidas de controle para que os casos não se repitam.
Outras Medidas
As emendas apresentadas pelo senador piauiense também buscam o aprimoramento de outros pontos do texto do PL 2896/2022, em relação ao que foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Uma dessas questões é a exigência de quarentena para que pessoas ligadas à atividade partidária possam assumir conselhos ou diretorias de estatais e agências. Ciro Nogueira propõe a adoção do prazo de 12 meses nesses casos. O texto aprovado pelos deputados previa intervalo de apenas 30 dias.
Outra mudança foi em relação ao limite de gastos com publicidade. A redação do projeto na Câmara previa o limite de 2% da receita bruta da empresa, sem necessidade de avaliação do conselho da estatal. A emenda proposta pelo senador estabelece o limite de 1% da receita bruta para esses gastos, com a possibilidade de ampliação para 2%, mediante aprovação do conselho da empresa.
Fonte: Com informações da Assessoria de imprensa
Tópicos: Ciro nogueira critérios rígidos empréstimos países estrangeiros
Mais notícias
-
Educação municipal | 04/09/2025, 17:33h
Prefeito Pompilím entrega novos ônibus escolares e reforma de uma escola na zona rural
Foram entregues três novos ônibus escolares na sede do município e a reforma de uma escola na comunidade Mato Grosso.
-
Aprovação de contas | 03/09/2025, 19:18h
Contas da gestão do prefeito de São M. do Tapuio são aprovadas pelo TCE-PI
O resultado é a terceira aprovação consecutiva da atual gestão, que também recebeu parecer favorável nos exercícios de 2021 e 2022.
-
Novo Matadouro Público | 03/09/2025, 18:57h
Prefeito de São M. do Tapuio anuncia construção de novo Matadouro Público
O novo espaço ficará localizado a cerca de 3 km da zona urbana, na saída para a Comunidade Palmeira de Cima.
-
Programação especial | 02/09/2025, 17:06h
Prefeitura de São M. do Tapuio realizará entrega de ônibus escolares e ampliação de escola
Programação acontece nesta quarta-feira com entrega de três ônibus escolares e inauguração da nova estrutura da U.E Mestre Diogo
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões