Últimas Notícias

Publicada em 05/01/2026 - 13h33
Por Da Redação

Prefeito Pompilím assume a presidência da Associação Piauiense dos Municípios

Como novo presidente da APPM, o prefeito de São Miguel do Tapuio disse que vai buscar compensação por perdas do IR.


Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com Prefeito Pompilím assume a presidência da Associação Piauiense dos Municípios Posse do novo presidente da APPM, Pompílio Filho

O prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompílio Filho (PSD), tomou posse na manhã desta segunda-feira (5) como presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM). Ele já integrava a diretoria da entidade como vice-presidente desde 2025 e assume o comando em meio a preocupações com a queda na arrecadação das prefeituras.

Durante a solenidade, Pompílio destacou que uma das prioridades da sua gestão será a articulação em defesa da compensação das perdas decorrentes da isenção do Imposto de Renda. Segundo ele, os municípios brasileiros devem deixar de arrecadar mais de R$ 16 bilhões, enquanto São Miguel do Tapuio terá impacto estimado em cerca de R$ 200 mil.

O então presidente da APPM, Admaelton Bezerra (MDB), prefeito de São José do Piauí, solicitou licença por tempo indeterminado para tratar de questões pessoais. Ao assumir a presidência, Pompílio afirmou que dará continuidade às ações desenvolvidas na gestão anterior, incluindo iniciativas voltadas para o encerramento dos lixões.

Em seu discurso, o novo presidente da APPM ressaltou que a entidade irá concentrar esforços em pautas emergenciais, com apoio institucional do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e do governador Rafael Fonteles. Entre as prioridades estão o fortalecimento da assessoria aos prefeitos, a ampliação do diálogo institucional e a busca por soluções mais rápidas para os impactos da estiagem. Pompílio está em seu segundo mandato como prefeito de São Miguel do Tapuio.

Ele também informou que participará de um movimento em Brasília em defesa da compensação do Imposto de Renda, cuja primeira reunião está marcada para o dia 24 de fevereiro.

Presente na solenidade, o governador Rafael Fonteles garantiu apoio a todos os prefeitos, independentemente de filiação partidária, e afirmou que a compensação financeira aos municípios já foi confirmada pelo governo federal.

A cerimônia de posse reuniu diversas autoridades, entre elas o governador Rafael Fonteles, o ministro Wellington Dias, os deputados Júlio César, Átila Lira e Castro Neto, além da senadora Jussara Lima, prefeitos e secretários estaduais e municipais.

Ao final, Pompílio destacou os desafios da nova função e reafirmou o compromisso de fortalecer o municipalismo, ampliar o suporte técnico aos prefeitos, manter presença ativa nos municípios e antecipar debates relevantes para 2026, como a compensação tributária referente às perdas registradas no início deste ano.


Fonte: Com informações do Cidadeverde.com


Tópicos: Prefeito pompilím presidência associação piauiense municípios

Avaliação: