Publicada em 20/06/2025 - 08h01
Por Da Redação
Alunos do Ceti Dona Rosaura irão a Teresina participar da maratona Seduckathon 2025
Cinco estudantes e um professor estarão na final do Seduckathon 2025 apresentando um projeto de horta automatizada.
Cinco alunas do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, escola da rede estadual de ensino localizada na cidade de São Miguel do Tapuio, embarcam no próximo domingo, dia 22 de junho, rumo à capital Teresina para participar da maior maratona de tecnologia do mundo já realizada no campo da educação: o 2º Seduckathon, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI).
Representando o Ceti Dona Rosaura, estarão as estudantes Ana Vitória, Maria de Fátima, Maria Eduarda, Laura Beatriz e Larah Gabryelly. Elas irão acompanhadas do professor Francisco Alves, graduado em Computação e especialista em Desenvolvimento Web, que atua como professor das estudantes e foi orientador do projeto desenvolvido pelas alunas no qual foi selecionado para a competição.
A jornada rumo ao Seduckathon começou com mais de 9 mil alunos de todo o estado do Piauí, que realizaram uma rigorosa prova com 65 questões abordando conteúdos de programação e inglês. Após essa primeira etapa, apenas 35 grupos finalistas, foram selecionados para disputar a fase final do evento.
Essa etapa decisiva acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de junho, no Teresina Hall, e reunirá os grupos classificados - cada um composto por cinco alunos e um professor. Desses, 30 equipes competirão na área de Tecnologia da Informação e 5 na área de Empreendedorismo.
O projeto desenvolvido pelas alunas do Ceti Dona Rosaura, é intitulado GreenLab (Laboratório Verde), que propõe uma solução inovadora para o cultivo sustentável de hortas através da automação. O sistema integra sensores que monitoram em tempo real fatores essenciais para a saúde das plantas, como umidade do solo, temperatura e luminosidade, enviando essas informações para um servidor web. Com isso, é possível acompanhar e controlar a horta remotamente por meio de um celular conectado à internet.
Além do desafio técnico de apresentar o funcionamento e o código-fonte do sistema, as alunas também se preparam para uma apresentação bilíngue, com parte do conteúdo em inglês, demonstrando não apenas domínio tecnológico, mas também competência comunicativa e protagonismo estudantil.
A programação do Seduckathon será aberta ao público, permitindo que todos possam acompanhar de perto essa verdadeira celebração da inovação na educação pública piauiense.
Ao final da competição, 130 alunos e 26 professores serão premiados com intercâmbios educacionais internacionais, com destinos como Estados Unidos, Coreia do Sul, Alemanha, Singapura, China e Portugal - uma oportunidade única de crescimento acadêmico, cultural e profissional.
Fonte: Da Redação
Tópicos: alunos CETI dona rosaura teresina Maratona Seduckathon 2025
Mais notícias
-
Bem-Estar Animal | 29/08/2025, 10:17h
Prefeitura de São M. do Tapuio promove ação de Bem-Estar Animal com vacinação e castrações
As atividades têm continuidade nesta sexta-feira, 29 de agosto, na Escola CEEPRU Cônego Cardoso, onde estão sendo realizadas castrações.
-
Fluxo do transporte | 29/08/2025, 09:31h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio proíbe saída de ônibus do centro da cidade
O comunicado também alerta que o descumprimento da medida acarretará penalidades administrativas.
-
Centro Cultural | 23/08/2025, 10:05h
Prefeito de São Miguel do Tapuio anuncia construção do Centro Cultural de Eventos
O novo equipamento público será erguido no espaço que antes abrigava o Clube Municipal.
-
Parlamento Juvenil | 11/08/2025, 15:37h
Sãomiguelense representa o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul
Ana Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, participa de encontro em Foz do Iguaçu com jovens de países do bloco.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões