Publicada em 25/01/2025 - 09h37
Por Da Redação
11 cidades do Piauí irão participar de novo programa de investimentos do Governo Federal
O programa Cidades Intermediadoras deve investir no desenvolvimento de municípios do interior.
Criado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o Programa Cidades Intermediadoras pretende descentralizar o crescimento econômico no país e atuará em todo o Nordeste. No Piauí, 11 cidades foram selecionadas para participar do programa.
Além do Piauí, serão contemplados 13 municípios de Alagoas, 10 da Bahia, 7 do Ceará, 15 do Maranhão, 12 da Paraíba, 13 de Pernambuco, 17 do Rio Grande do Norte e 14 de Sergipe.
De acordo com Danilo Campelo, coordenador-geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene, o programa surge como estratégia do MIDR, no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que pretende descentralizar o crescimento.
“A ideia é que a gente consiga, a partir de núcleos - no caso, conjuntos de municípios - encontrar potenciais e potencializar aquele núcleo como um todo, fazendo com que ele cresça de maneira ordenada”, explica.
Segundo o MIDR, o programa pretende diminuir a pressão nas metrópoles e capitais brasileiras, buscando interiorizar o desenvolvimento do país, que atualmente é concentrado, em sua maior parte, no litoral.
O Piauí está na lista de Regiões Imediatas identificadas como Parnaíba. Conheça os municípios que irão participar do programa:
Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Luís Correia, Murici dos Portelas e Parnaíba.
Fonte: Com informações do Portal O Dia
Tópicos: cidades piauí programa investimentos Governo Federal
Mais notícias
-
Acolhimento e Cuidado | 03/11/2026, 10:10h
Pax União promove ação especial no Dia de Finados
Empresa ofereceu café da manhã e aferição de pressão arterial às famílias que visitaram os cemitérios de São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí.
-
Missão Internacional | 03/11/2026, 09:57h
Presidente da APPM, Pompilim participa de missão internacional na China
Presidente da APPM busca oportunidades de investimentos, tecnologia e desenvolvimento para os municípios piauienses.
-
Concurso público unificado | 27/10/2026, 23:07h
APPM se reúne com TCE para discutir contratações temporárias e concurso público
Encontro discutiu prazos para adequação às orientações do Tribunal de Contas e medidas para garantir segurança jurídica aos gestores municipais.
-
Audiência pública | 27/10/2026, 22:52h
Prefeitura de SMT convoca população para audiência pública sobre metas fiscais
Audiência será realizada nesta quinta-feira (29), às 9h, na Câmara Municipal, para avaliação das contas do segundo quadrimestre de 2026.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões