Publicada em 08/01/2025 - 10h13
Por Da Redação
Entenda como funciona novo golpe em postos de combustíveis no Piauí
A fraude eletrônica foi descoberta durante uma operação realizada no estado vizinho ao Piauí, em dezembro de 2024.
Uma nova modalidade de fraude está sendo realizada nos postos de combustíveis do Piauí. O golpe eletrônico ocorre no momento que o veículo vai ser abastecido, no qual o consumidor solicita abastecer com um determinado combustível, mas é liberado álcool.
O alerta foi feito pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon/MPPI. Essa prática tem sido aplicada no Maranhão e os postos de combustíveis do Piauí já estão sendo acompanhados e fiscalizados pelo órgão, de modo a evitar que os consumidores piauienses também sejam lesados.
A fraude eletrônica foi descoberta durante uma operação realizada no estado vizinho ao Piauí, em dezembro de 2024. Foram identificadas irregularidades em diversos postos de combustíveis, o que exigiu do Procon/MPPI e do Imepi especialização para combater essa prática abusiva contra os consumidores.
"Estamos encontrando uma nova modalidade de fraude, vinda do Maranhão, a fraude eletrônica, que tem acontecido em uma grande rede de postos de combustíveis. Eles utilizam um chip para desviar o combustível. Se o cliente pede um combustível, a bomba injeta álcool." Arimatéia Ârea Leãochefe de fiscalização do Procon/MPPI
“É uma modalidade mais aperfeiçoada, mas estamos nos especializando para combater essa prática também nos postos de combustíveis do Piauí”, explicou Arimatéia Ârea Leão, chefe de fiscalização do Procon/MPPI.
No final 2024, foi realizada a 30ª Operação Petróleo Real, coibindo a prática abusiva que os postos de combustíveis praticam para obter vantagens sobre o consumidor. “Com a fiscalização, as irregularidades e as medidas baixas têm diminuído. Na última operação do Procon com o Imepi, identificamos que o consumidor, ao abastecer 20 litros, tinha uma perda de 8 litros”, comenta.
Fonte: Com informações do Portal O Dia
Tópicos: golpe postos combustíveis Piauí
Mais notícias
-
Festa das Mães | 10/05/2026, 10:25h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio realiza festa em comemoração ao Dia das Mães
Durante a celebração, foram distribuídos mais de 500 brindes, proporcionando um momento de alegria às famílias presentes.
-
Articulação nacional | 30/04/2026, 10:46h
Prefeito de São M. do Tapuio participa de articulação sobre royalties do petróleo em Brasília
Encontro com CNM e representantes do Governo Federal debate proposta que busca redistribuição mais justa dos recursos.
-
Prêmio Alfa-10 | 27/04/2026, 11:28h
São Miguel do Tapuio se destaca no Prêmio Alfa-10 e conquista 1º lugar na 5ª GRE
Premiação contempla 150 escolas em 88 municípios do Piauí, com 44 atingindo nota máxima em alfabetização.
-
SAEPI 2025 | 15/04/2026, 17:31h
Educação de São Miguel do Tapuio avança no SAEPI 2025 e registra crescimento expressivo
Em Língua Portuguesa, os índices saltaram de 596 pontos em 2024 para 796 em 2025, um aumento expressivo de 200 pontos.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões