Publicada em 26/12/2024 - 17h54
Por Da Redação
Empresária do ramo da gastronomia no Rio exibe Obras de Artista Sãomiguelense
A proprietária da Barraca Chiquita, exibiu quatro peças que retratam, com figuras estilizadas, o povo e os costumes nordestinos.
A arte do artista plástico Francineto Saraiva de Sousa, conhecido como Neto Saraiva, natural de São Miguel do Tapuio, no Piauí, ultrapassa fronteiras e ganha destaque em cenários importantes, como a icônica Barraca da Chiquita, em Copacabana, Rio de Janeiro.
Um vídeo divulgado pelo artista revela a exposição de quatro de suas obras pela empresária da Barraca da Chiquita, um ponto de referência da culinária nordestina no Rio de Janeiro desde 1979. A proprietária, Chiquita, exibe as peças que retratam, com figuras estilizadas, o povo e os costumes nordestinos.
Segundo informações, as obras foram um presente da professora Ilana, demonstrando o apreço pela arte regional e o reconhecimento do talento de Neto Saraiva. A divulgação das obras pela empresária Chiquita, dona de um espaço que celebra a cultura nordestina, enriquece a experiência dos frequentadores, oferecendo um contato com a arte além da gastronomia.
A trajetória de Neto Saraiva é marcada por diversas conquistas. Além de artista plástico, ele é professor da rede estadual em São Miguel do Tapuio e tem recebido importantes reconhecimentos por seu trabalho. Recentemente, foi homenageado no Festival Junino de São Miguel do Tapuio pela escola Educandário, e durante o desfile cívico de 7 de setembro, recebeu homenagens das escolas Canto e Educandário.
A Câmara dos Vereadores também reconheceu a sua contribuição para a cultura local com uma Moção de Louvor. Ademais, o artista foi premiado pelo PNAB Audir Blanc (Prêmio Federal), consolidando o reconhecimento de seu talento em âmbito nacional, que já registra inúmeras exposições em instituições públicas, como shoppings e Universidades.
As obras de Neto Saraiva não se limitam ao Brasil. Elas também podem ser encontradas em países como Alemanha, Suíça e Noruega, e até mesmo no Japão, após a visita de um casal japonês ao seu ateliê em 2023. Essa presença internacional demonstra a universalidade de sua arte e sua capacidade de transcender barreiras culturais.
A exposição das obras de Neto Saraiva pela empresária da Barraca da Chiquita, representa um importante passo para a divulgação da arte produzida em São Miguel do Tapuio, levando a cultura local para um público mais amplo e consolidando o artista como um importante nome da arte contemporânea.



Fonte: Da Redação / Francisco Alves
Tópicos: empresária gastronomia Rio obras artista sãomiguelense
Mais notícias
-
Campanha de vacinação contra a Influenza mobiliza equipes de saúde em São M. do Tapuio
A campanha acontece entre os dias 04 e 15 de maio, mobilizando equipes de saúde em UBSs e comunidades do município.
-
Festa das Mães | 10/05/2026, 10:25h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio realiza festa em comemoração ao Dia das Mães
Durante a celebração, foram distribuídos mais de 500 brindes, proporcionando um momento de alegria às famílias presentes.
-
Articulação nacional | 30/04/2026, 10:46h
Prefeito de São M. do Tapuio participa de articulação sobre royalties do petróleo em Brasília
Encontro com CNM e representantes do Governo Federal debate proposta que busca redistribuição mais justa dos recursos.
-
Prêmio Alfa-10 | 27/04/2026, 11:28h
São Miguel do Tapuio se destaca no Prêmio Alfa-10 e conquista 1º lugar na 5ª GRE
Premiação contempla 150 escolas em 88 municípios do Piauí, com 44 atingindo nota máxima em alfabetização.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões