Publicada em 06/08/2024 - 11h36
Por Da Redação
Estudante do Ceti Dona Rosaura assume mandato de Jovem Senador em Brasília
Pedro Lucas está acompanhado pela professora Maria Deurene Batista e participa das atividades da Semana de Vivência Legislativa.
O Estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dona Rosaura Muniz Barreto, em São Miguel do Tapuio, Pedro Lucas Martins Saboia Silva, vencedor da Etapa Estadual do Concurso Jovem Senador 2024, do Senado Federal, iniciou sua rotina legislativa ao tomar posse do mandato como Jovem Senador em Brasília (DF).
Pedro Lucas está acompanhado pela professora Maria Deurene Batista Cavalcante e participa das atividades da Semana de Vivência Legislativa, momento em que recebe orientações e compõe as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas. Ao todo, 27 jovens senadores participam das atividades cada um representando seu estado.
"Quero poder absorver o máximo desta experiência no Senado Federal. Por meio das propostas que iremos discutir com os colegas, acredito que chegaremos no consenso para aprovar as melhores ideias e, assim, levar o que aprendemos para contribuir com o nosso estado", disse o estudante Seduc, Pedro Lucas.
"Quero poder absorver o máximo desta experiência no Senado Federal. Por meio das propostas que iremos discutir com os colegas, acredito que chegaremos no consenso para aprovar as melhores ideias e, assim, levar o que aprendemos para contribuir com o nosso estado", disse o estudante Seduc, Pedro Lucas.
O mandato de Jovem Senador do Piauí permite ao estudante Pedro Lucas conhecer a rotina dos Parlamentares e propor sugestões que podem ser transformadas em Projetos de Lei. Ele participará ainda de visitas guiadas, palestras, debates e simulações de atividades legislativas, além de conhecer a estrutura e o funcionamento do Senado.
Nas sessões, os jovens apresentam seus projetos para serem votados em sessão plenária e, por meio de suas ideias legislativas, têm a possibilidade de intervir ativamente.
Pedro Lucas garantiu seu mandato como Jovem Senador ao vencer o Concurso de Redação no âmbito estadual, entre as 102 escolas públicas de Ensino Médio participantes da iniciativa. Sua redação foi destaque ao abordar o tema “Os 200 Anos do Senado e os Desafios para o Futuro da Democracia” de forma reflexiva e destacando o papel do Senado Federal na construção da democracia brasileira.
O Secretário Washington Bandeira destacou a importância da jornada parlamentar na formação dos estudantes e do protagonismo estudantil durante o momento.
“O Pedro Lucas é mais um Estudante Seduc que exerce o seu protagonismo ao destacar o nome do Piauí no âmbito nacional. Ele inicia a sua jornada de Vivência Legislativa como Jovem Senador em Brasília, tendo a experiência de simulações de atividades parlamentares, participando de comissões, sugerindo propostas legislativas e contribuindo para o fortalecimento da sociedade nessa valiosa experiência educacional e cidadã”, disse o Secretário.
PROGRAMA JOVEM SENADOR
O Programa Jovem Senador é uma iniciativa para o desenvolvimento da consciência política e cidadã entre os jovens. Ao participar do Concurso de Redação, os estudantes têm a oportunidade conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo enquanto jovem cidadão.
Fonte: Da Redação/Com informações da Seduc Piauí
Tópicos: estudante, CETI, dona rosaura, mandato, jovem, Senador, Brasília
Mais notícias
-
Segurança no trânsito | 17/06/2025, 08:30h
Câmara Municipal de SMT realizará Audiência Pública para discutir segurança no trânsito
O encontro está marcado para o dia 18, às 10h da manhã, no Plenário Legislativo da Câmara.
-
Cultura vibrante | 14/06/2025, 22:47h
Segunda noite de Festival Junino de quadrilhas é marcada por belíssimas apresentações
Grupos da sede e da zona rural disputaram títulos em uma noite de muita emoção e tradição, prestigiado por centenas de pessoas.
-
Tradição | 13/06/2025, 13:32h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio abre oficialmente o 23º Festival Junino 2025
A programação iniciou com apresentações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, CMEI Curumim e CMEI Divane.
-
Fortalecimento das ações | 29/05/2025, 18:02h
Secretaria municipal de educação fortalece parceria com SEDUC-PI para aprimorar a qualidade do ensino
O encontro teve como foco o fortalecimento das ações conjuntas entre o município e o Governo do Estado.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões