Publicada em 05/04/2024 - 12h38
Por Da Redação
No Piauí, 12 barragens e açudes atingem capacidade máxima e 'sangram'
A barragem mais recente a atingir o nível de sangria foi a barragem Poço do Marruá, localizada em Patos do Piauí, na última terça-feira (2).
Durante o período chuvoso, uma das expectativas de quem vive em vários municípios do Piauí - sobretudo os que têm problema com escassez de água - é as cheias de açudes e barragens que fazem o armazenamento da água para o restante do ano. E atualmente, pelo menos 12 barragens e açudes do estado já atingiram capacidade máxima e "sangraram", ou seja, transbordaram para além do nível para as quais foram construídas.
A barragem mais recente a atingir o nível de sangria foi a barragem Poço do Marruá, localizada em Patos do Piauí, na última terça-feira (2). A barragem, que tem uma capacidade de 293 mil m³ atingiu o nível máximo, e o transbordamento das águas enche de alegria os moradores da região, localizada no semiárido piauiense.
E o nível das águas não param de subir por lá. Algumas comunidades estão isoladas em virtude da alta vazão do açude. Uma passarela que liga até alguns bares e restaurantes está interditada e os estabelecimentos suspenderam o funcionamento por conta do nível da água. Na última quinta (4), a prefeitura emitiu uma alerta à população sobre os cuidados com o acesso a algumas localidades.
12 barragens com capacidade máxima
No Piauí, de acordo com o dado emitido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) nesta quinta-feira (4), são 12 as barragens que atingiram capacidade máxima e "sangraram", ou seja, transbordaram após atingir o nível de 100% da capacidade.
Açudes e barragens com capacidade máxima:
Ingazeiras - em Paulistana
Pedra Redonda - em Conceição do Canindé
Piracuruca - em Piracuruca
Corredores - em Campo Maior
Emparedado - em Campo Maior
Taboquinha - em Beneditinos
Caldeirão - em Piripiri
Mesa de Pedra - em Valença do Piauí
São Vicente - em São Miguel do Tapuio
Estreito - em Padre Marcos
Salinas - em São Francisco do Piauí
Poço do Marruá - em Patos do Piauí
Outras duas barragens estão com mais de 90% das capacidades: Piaus (em São Julião) e Jenipapo (em Campo Maior). De acordo com Werton Costa, climatologista, a região da barragem de Piaus já apresenta redução nas precipitações, o que, segundo ele, deve impedir que a barragem também atinja o nível de sangramento.
Parte das barragens já tinham sangrado em março, como as barragens Salinas, em São Francisco do Piauí; Mesa de Pedra, em Valença do Piauí; Pedra Redonda, em São Francisco do Piauí e Emparedado, e Campo Maior.
O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) faz o monitoramento das barragens e aponta que as estruturas estão seguras para suportar o nível das águas.
"Temos feito vistorias, inclusive em alguns locais nossas equipes já estiveram mais de uma vez por conta das fortes chuvas, para acompanharmos de perto cada mudança. É importante frisar que todas as barragens estão seguras. Algumas já atingiram seu nível máximo. Outras já estão com mais da metade da capacidade”, explicou o gerente de Recursos Hídricos do Idepi, Pierre Godinho.
Fonte: Com informações do Portal Cidade Verde
Tópicos: sangram piauí barragens açudes
Mais notícias
-
12 escolas inauguradas | 14/09/2025, 16:26h
Prefeito Pompilím inaugura mais uma escola reformada e ampliada na zona rural do município
Com a entrega, a gestão do prefeito Pompílio Filho chega à marca de 12 escolas inauguradas com o novo padrão de qualidade.
-
Complexo Esportivo | 11/09/2025, 14:02h
Prefeito Pompilím busca terreno da antiga AABB para novo Complexo Esportivo
Proposta apresentada ao Banco do Brasil visa transformar o espaço em área voltada para educação e incentivo ao esporte.
-
Mensagens de cidadania | 08/09/2025, 12:22h
Escola Educandário encanta o público no Desfile da Independência em São Miguel do Tapuio
Com o tema “A Independência não é no grito, é na educação que forma cidadão”, escola destacou a importância dos valores da educação.
-
Patriotismo vivo | 08/09/2025, 10:37h
São Miguel do Tapuio realiza Desfile Cívico de 7 de setembro com grande participação popular
Evento organizado pela Prefeitura, reuniu escolas, autoridades e comunidade na Praça Matriz em celebração à Independência do Brasil.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões