Publicada em 04/12/2023 - 08h15
Por Da Redação
Cajuína é eleita terceira pior bebida do Brasil por guia dos Estados Unidos
A competição, que contou com a participação de 5.319 pessoas, revelou a opinião dos votantes sobre as bebidas e comidas nacionais.
A cajuína, bebida típica do estado do Piauí, foi eleita a terceira pior bebida do Brasil em uma votação online promovida pelo guia gastronômico TasteAtlas, dos Estados Unidos. A competição, que contou com a participação de 5.319 pessoas, revelou a opinião dos votantes sobre as bebidas e comidas nacionais. O resultado foi divulgado ontem (01).
A pesquisa se baseia nas classificações do público da plataforma, onde as avaliações dos moradores locais não são aceitas, dando valor adicional às classificações do público especializado em bebida.
A cajuína, conhecida por sua cor amarela clara e sabor adocicado, é uma bebida amplamente consumida no Piauí e considerada um símbolo da cultura local. No entanto, a votação realizada pelo TasteAtlas trouxe um resultado que pode ser considerado surpreendente para alguns.
Embora a cajuína seja apreciada pelos piauienses e considerada uma iguaria regional, a bebida doce ficou atrás de duas outras opções na lista de preferências dos leitores do site. A catuaba, também consumida no Piauí, foi eleita a pior bebida do país. Em segundo lugar, ficou a cachaça – tipicamente brasileira.
Mais sobre a cajuína
A cajuína é uma bebida não alcoólica feita a partir do suco do caju, fruta muito comum no Nordeste brasileiro, principalmente no Piauí, Maranhão e Ceará. No processo de produção, o suco do caju é clarificado, envasado em garrafas de vidro e depois passa por um rápido cozimento, também conhecido como ‘Banho Maria’ – até ficar com a cor amarelada. O estado do Piauí é o maior produtor da bebida no Brasil.
Fonte: Com informações do Portal O Dia
Mais notícias
-
Sessão solene | 05/08/2025, 08:28h
Vice-prefeito Ribinha assume prefeitura de São Miguel do Tapuio em Sessão Solene
Posse de Ribinha como prefeito interino ocorre após licença de 18 dias concedida ao gestor Pompilím para tratar de assuntos pessoais.
-
Experiências inspiradoras | 31/07/2025, 12:04h
São Miguel do Tapuio é destaque nacional com projeto educacional premiado pelo MEC
Município representará o Piauí na Mostra Nacional, em Brasília, com ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo
-
Primeira Infância no SUAS | 31/07/2025, 11:35h
São Miguel do Tapuio está entre os vencedores do Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância
O prêmio tem como objetivo reconhecer ações que promovem o desenvolvimento de crianças vulneráveis de 0 a 6 anos de idade.
-
Audiência | 31/07/2025, 10:47h
Prefeito Pompilím participa de audiência em Teresina com Secretário de Governo
O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual Ziza Carvalho e do prefeito de São João da Fronteira, Marcos Mateus.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões