Publicada em 30/11/2023 - 09h04
Por Da Redação
Prefeito de São Miguel do Tapuio participa de audiência sobre litigio na Alepi
Além de prefeitos, a reunião contou com a presença dos Deputados estaduais, procuradores e secretários do Governo do Estado.
O prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompílio Evaristo Cardoso Filho “Pompilím”, esteve na última segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa do Piauí, participando da audiência pública realizada pela Comissão de Estudos Territoriais (Cete) para discutir um assunto histórico, cuja solução ainda não foi encontrada, que é o litígio das terras entre Piauí e Ceará.
De acordo com o prefeito, o município de São Miguel do Tapuio faz parte dessa região de litigio e foram discutidos ações e encaminhamentos para que seja resolvido. “Durante a audiência, foram discutidas ações e encaminhamentos para, de uma vez por todas, resolver essa questão, pois há muito tempo a população espera por uma solução para essa temática que historicamente acaba nos causando prejuízos”, disse o prefeito.
Durante a audiência, houve relatos por representantes da sociedade civil, que indicam que os cearenses continuam invadindo o território piauiense. “O Ceará não está tomando somente nossas terras, mas nossas águas. No rio Poti estão fazendo um projeto de uma grande barragem que vai dificultar ainda mais a passagem da água do Poti para o rio Parnaíba e para as cidades abaixo”, denunciou o ambientalista Dionísio Carvalho.
A reunião contou com a presença dos Deputados estaduais, procuradores e secretários do Governo do Estado, prefeitos e vereadores das cidades envolvidas, pesquisadores e militantes da sociedade civil, que juntos estão na luta em defesa dos municípios do Estado.


Fonte: Da Redação / Francisco Alves
Tópicos: Prefeito audiência Litigio ALEPI
Mais notícias
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.
-
Reajuste do magistério | 27/01/2026, 09:21h
Câmara de SMT realizará Sessão Extraordinária para votar reajuste do magistério e salário mínimo
Vereadores se reunirão para votar reajuste de 6% no magistério e atualização do salário mínimo municipal.
-
Cronograma | 27/01/2026, 08:50h
Câmara Municipal divulga cronograma das sessões ordinárias para 2026
Abertura do ano legislativo ocorre em fevereiro, com sessões ordinárias programadas até dezembro.
-
Reajuste salarial | 26/01/2026, 09:27h
Prefeitura de Amarante anuncia reajuste salarial para professores e servidores da educação
Os professores, que recebem acima do piso nacional do magistério, terão reajuste de 7%, percentual superior ao reajuste definido para o piso.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões