Publicada em 31/08/2023 - 09h55
Por Da Redação
Litígio entre Piauí e Ceará deve ser resolvido após mais de 40 anos
Com o total de quase 217 km² sendo disputado, o perímetro de litígio entre Piauí e Ceará acontece desde 22 de outubro de 1880.
O trabalho de campo para coletar matérias que devem embasar o parecer da perícia técnica que solucionará o litígio entre os estados do Piauí e Ceará foi iniciado na última segunda-feira (28). O impasse já dura mais de 40 anos.
Os trabalhos serão acompanhados por grupos designados por governos estaduais. O governador, Rafael Fonteles nomeou representantes para atuarem nas áreas de análise jurídica, estudos socioeconômicos, históricos e demográficos, e para análise técnico-cartográfica da área. O grupo é subordinado a Procuradoria-Geral do Estado.
METODOLOGIA
A perícia, conforme o general Marcis Gualberto Mendonça Júnior, será dividida em quatro etapas: planejamento; imageamento (geração de imagens georreferenciadas) e coleta de dados; análise de dados históricos; geração de produtos periciais.
No mês de Julho, foi realizada uma reunião com representantes dos estados no mês de julho, o Exército apresentou que serão analisados documentos históricos, leis de criação municipais, mapas e cartas da região, produtos obtidos por sensoriamento remoto (imagens georreferenciadas, modelos digitais de elevação e vetores de hidrografia).
O general, Marcis Gualberto disse ainda que serão levados em consideração as cartas topográficas e mapas históricos, memoriais descritivos, elementos fisiográficos e bacias hidrográficas, dados do último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Participam dos trabalhos o Serviço Geográfico do Exército Brasileiro e a Diretoria de Serviço Geográfico (DSG).
Área de litígio entre Piauí e Ceará
Com o total de quase 217 km² sendo disputado, o perímetro de litígio entre Piauí e Ceará acontece desde 22 de outubro de 1880, quando o Decreto Imperial Nº 3.012, alterou a divisão dos dois estados.
Ao todo, está em jogo o território de 13 municípios (Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús) que podem ter seu território completo ou em parte anexado ao Piauí. A área abrange 245 mil habitantes.
Fonte: Com informações do Portal Az
Tópicos: Litígio Piauí Ceará
Mais notícias
-
Padrão de excelência | 25/06/2025, 09:41h
Prefeitura de SMT entrega escola revitalizada com padrão de excelência na Comunidade Coqueiro
A obra contemplou melhorias significativas tanto na infraestrutura física quanto na aquisição de novos equipamentos.
-
Tecnologia Viva | 20/06/2025, 08:01h
Alunos do Ceti Dona Rosaura irão a Teresina participar da maratona Seduckathon 2025
Cinco estudantes e um professor estarão na final do Seduckathon 2025 apresentando um projeto de horta automatizada.
-
Violência no trânsito | 19/06/2025, 19:14h
Câmara de São Miguel do Tapuio realiza Audiência Pública para discutir violência no trânsito
A Audiência foi uma iniciativa motivada por meio de um Requerimento de autoria do vereador Clodomar Mineiro.
-
Conferência Municipal | 18/06/2025, 15:14h
São M. do Tapuio realiza 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
O evento teve como tema central “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões