Publicada em 07/06/2023 - 15h41
Por Da Redação
Avep comemora 40 anos e promove Encontro de Mulheres do Legislativo Piauiense
As solenidades ocorreram na sede da Avep e contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o presidente da Avep, José Cardoso.
A União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí (Avep) completou na última segunda-feira, dia 05 de junho, 40 anos de sua fundação. Para comemoração a data, o presidente da entidade, vereador José Cardoso, que é da cidade de São Miguel do Tapuio, promoveu um Encontro de Mulheres do Legislativo e inaugurou a Galeria dos Presidentes Vereador Fernando Monteiro.
As solenidades ocorreram na sede da Avep, localizada na Rua Feliz Pacheco, Centro Sul de Teresina e contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o presidente da Avep, José Cardoso, da médica e primeira-dama Isabel Fonteles, e da representante da Avep Mulher, Rafaella Sampaio.
O estado do Piauí tem atualmente 2.146 vereadores, dos quais 455 são mulheres, representando aproximadamente 21% do total. Para o presidente da Avep, esse número demonstra um avanço significativo na participação feminina na política local, mas ainda mostra que é preciso assegurar mais ações de paridade igualitária no âmbito legislativo municipal do Piauí. "Das 455 mulheres que ocupam o cargo de vereadoras, 27 ocupam a presidência das câmaras municipais”, disse José Cardoso.
A programação contou com palestra sobre a importância da mulher na política, palestra sobre "A mulher jovem na política" e uma temática da violência política contra as mulheres, bem como palestra sobre "Marketing Político" e "Empoderamento Feminino.
De São Miguel do Tapuio, marcou presença a Vereadora Antônia Soares de Sousa Ribeiro, mais conhecida como “Toinha Secretária”.








Fonte: Da Redação / Francisco Alves
Mais notícias
-
Mais uma unidade | 22/06/2026, 19:51h
Prefeito Pompilím inaugura nova estrutura da CMEI Professora Divane Pereira Soares
A unidade passou a contar com espaços renovados e ampliados, planejados para oferecer mais conforto e qualidade aos estudantes.
-
Campeonato Regional | 16/06/2026, 21:11h
Campeonato Regional de Quadrilhas marca encerramento do Festejo Junino em São Miguel do Tapuio
São João Dourado, de Piripiri, conquistou o título de campeã da competição que marcou o encerramento da programação junina no município.
-
Festival Junino | 16/06/2026, 15:09h
Saiba quais são as quadrilhas vencedoras da segunda noite do Festival Junino de S. Miguel do Tapuio
O evento reuniu estudantes de diversas escolas do município, que encantaram o público com coreografias, figurinos e homenagens.
-
Festival Junino | 13/06/2026, 19:01h
Primeira noite do Festival Junino reúne cultura e tradição em São Miguel do Tapuio
Abertura do evento teve apresentações culturais, concurso de quadrilhas mirins e intensa movimentação na arena junina.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões