Publicada em 19/05/2023 - 14h13
Por Da Redação
Agespisa anuncia reajuste de 8,54% na tarifa de água para 155 municípios
Esse novo reajuste entra em vigor seis meses após a empresa já haver reajustado sua tarifas.
A Agespisa anunciou novo reajuste na tarifa de água e esgoto para os municípios do interior. O novo reajuste eleva em 8,54% as tarifas.
Esse novo reajuste entra em vigor seis meses após a empresa já haver reajustado sua tarifas.
Em novembro de 2022, a Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi) havia aprovado um reajuste de 7,77%, que deveria vigorar entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.
O novo reajuste entra em vigor a partir do dia 1º de junho e vai representar para o usuário final um aumento de 16,31%, quando comparados aos valores praticados no mesmo período do ano passado.
Segundo a resolução publicada no Diário Oficial do Estado, o Conselho de Administração da Águas e Esgotos do Piauí S/A – Agespisa solicitou a Agrespi a autorização para realizar novo reajuste em virtude do aumento na tarifa de energia elétrica, implementado pela Equatorial Piauí em 2 de dezembro do ano passado.
"O reajuste na tarifa de energia elétrica produziu um aumento substancial nos custos da operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e no tratamento de esgotamento sanitário, bem como, na expansão dos referidos sistemas", diz a resolução.
Ainda de acordo com a resolução, o aumento nos custos de operação, manutenção e expansão dos sistemas dificultam o atendimento universalizado vez que a Agespisa não tem arrecadado recursos suficientes, com a cobrança de tarifas, para manter a empresa em funcionamento.
A Agespisa presta fornecimento de água e/ou tratamento de esgoto sanitários para mais de 500 mil clientes em 184 localidades, sendo 155 município e 29 povoados.
Fonte: Com informações do Portal Cidade Verde
Mais notícias
-
Reunião institucional | 13/01/2026, 11:39h
Pompílio Evaristo Cardoso Filho participa de reunião com assessor do Governo do Estado do Piauí
Encontro teve como objetivo discutiu ações e projetos voltados ao fortalecimento dos municípios piauienses.
-
Ordem de Serviço | 13/01/2026, 10:41h
Pompilím assina Ordem de Serviço para obra em escola da zona urbana do município
Durante a fala, Pompilím também adiantou que novas ordens de serviço deverão ser assinadas em breve, contemplando outras escolas.
-
Atuação nos municípios | 05/01/2026, 13:33h
Prefeito Pompilím assume a presidência da Associação Piauiense dos Municípios
Como novo presidente da APPM, o prefeito de São Miguel do Tapuio disse que vai buscar compensação por perdas do IR.
-
Serviços odontológicos | 26/12/2025, 10:24h
Consultório Dr. João Felipe Melo é inaugurado e amplia serviços odontológicos em São Miguel do Tapuio
Novo espaço de Odontologia Integrada oferece atendimento moderno, humanizado e diversas especialidades para a população do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões