Publicada em 23/03/2023 - 08h56
Por Da Redação
20º BPM localiza plantação de aproximadamente 100 mil pés de maconha na zona rural de Paulistana
A operação policial aconteceu na Localidade Caldeirãozinho, Data Serra Vermelha, região onde mais se plantou maconha no Piauí nas décadas de 80 e 90.
A Polícia Militar do Piauí, através do 20º Batalhão de Paulistana, com apoio dos Grupamentos Policiais Militares de Acauã, Queimada Nova, localizou um plantio aproximado de 100 mil pés de cannabis sativa (maconha) em uma área de aproximadamente 20.000m² (2ha).
A ação ocorreu por todo este sábado e domingo (19). No local ainda foram encontrados 100 (cem) quilogramas da erva pronta para o consumo. A operação policial aconteceu na Localidade Caldeirãozinho, Data Serra Vermelha, zona rural de Paulistana-PI, região onde mais se plantou maconha no Piauí nas décadas de 80 e 90.
O local possuía 04 barracas com mantimentos, roupas, adubos, agrotóxicos, mangueiras, bomba de água e outros utensílios e ferramentas que davam suporte logístico ao cultivo ilegal da erva.
Na dinâmica do cultivo ilegal encontrado foi observado que os infratores, além de serem pessoas habituadas com a região, faziam técnicas para facilitar a fuga em uma possível ação da polícia, a exemplo do uso de cachorros como "alerta" para identificar a presença de estranhos nas proximidades, e também as condições climáticas foram adversas, fortes chuvas caíram na região dificultando a chegada dos policiais na plantação, o que fez com que não fosse possível a prisão dos cultivadores, no entanto foram encontrados documentos pessoais de um homem que estaria no local e teria fugido no momento da chegada da polícia.
Além disso, o proprietário do imóvel rural já se encontra recluso no sistema prisional acusado do cometimento de outros crimes.
A plantação ilegal de maconha estava sendo irrigada do açude público construído pelo DENOCS na Localidade Caldeirãozinho e possuía uma linha de produção moderna dívida em ciclos, com viveiro de mudas, plantas novas, adultas e material pronto para o consumo.
A Polícia Civil foi acionada e uma equipe da 12ª DRPC esteve presente no local auxiliando no processo de incineração do material encontrado.
Fonte: Com informações da PM-PI
Tópicos: BPM plantação maconha paulistana
Mais notícias
-
Aprovação de contas | 03/09/2025, 19:18h
Contas da gestão do prefeito de São M. do Tapuio são aprovadas pelo TCE-PI
O resultado é a terceira aprovação consecutiva da atual gestão, que também recebeu parecer favorável nos exercícios de 2021 e 2022.
-
Novo Matadouro Público | 03/09/2025, 18:57h
Prefeito de São M. do Tapuio anuncia construção de novo Matadouro Público
O novo espaço ficará localizado a cerca de 3 km da zona urbana, na saída para a Comunidade Palmeira de Cima.
-
Programação especial | 02/09/2025, 17:06h
Prefeitura de São M. do Tapuio realizará entrega de ônibus escolares e ampliação de escola
Programação acontece nesta quarta-feira com entrega de três ônibus escolares e inauguração da nova estrutura da U.E Mestre Diogo
-
Sessão | 02/09/2025, 16:59h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova projetos e homenagens em sessão de agosto
Na pauta, os vereadores aprovaram homenagens e projetos voltados à saúde e bem-estar da comunidade.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões