Publicada em 15/03/2023 - 11h20
Por Da Redação
Seduc discute oferta da educação do campo com assentados do MST
A oferta do ensino nos Assentamentos é oportunizada a partir de uma demanda da comunidade e de outros atores, como o MST.
Com o objetivo de contribuir na construção de projetos educativos que dialoguem e valorizem os saberes da educação do campo, o secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, esteve reunido na última terça-feira (14) com representantes do Movimento Sem-Terra no Piauí.
No encontro foram debatidos temas importantes quanto ao desenvolvimento nas áreas rurais do estado com foco na educação contextualizada, a ampliação das unidades de Escolas Família Agrícola e Centro de Educação Profissional Rural, bem como reafirmar a parceria entre as instituições.
O secretário Washington afirmou que vai continuar com a parceria com o MST para acelerar a educação. “O ensino em parceria com os movimentos sociais será fortalecido com a oferta da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas. A promoção de uma educação que desenvolva os potenciais produtivos levará em consideração todas as características das escolas que estão nos Assentamentos e que são voltadas para Educação no Campo”, ressaltou Washington Bandeira.
A oferta do ensino nos Assentamentos é oportunizada a partir de uma demanda da comunidade e de outros atores, como o MST. Segundo o diretor estadual do Movimento Sem-Terra (MST), Germano Carvalho de Sousa, que faz parte do assentamento Lisboa, localizado no município São João do Piauí, o encontro avança no sentido de qualificar os espaços escolares e garantir a permanência dos jovens no meio rural.
"A experiência da modalidade do campo tem sido muito rica em todas as nossas nove escolas que têm parceria com a Educação e discutimos neste encontro a continuidade dos projetos. A oferta do ensino vai além do público do assentamento e envolve as pessoas de toda a comunidade, pois a educação de qualidade influencia diretamente na vida cotidiana destas pessoas", pontuou.
Participaram também da reunião o superintendente da Superintendência de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (Suetpeja), Paulo Henrique Pinheiro; a superintendente de Ensino Superior, Viviane Carvalhedo; e a diretora da Unidade Ensino e Aprendizagem (UNEA), Maria José Mendes Neta.
Fonte: Com informações da Seduc/Piauí
Tópicos: seduc, oferta, educação, assentados, MST
Mais notícias
-
Bem-Estar Animal | 29/08/2025, 10:17h
Prefeitura de São M. do Tapuio promove ação de Bem-Estar Animal com vacinação e castrações
As atividades têm continuidade nesta sexta-feira, 29 de agosto, na Escola CEEPRU Cônego Cardoso, onde estão sendo realizadas castrações.
-
Fluxo do transporte | 29/08/2025, 09:31h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio proíbe saída de ônibus do centro da cidade
O comunicado também alerta que o descumprimento da medida acarretará penalidades administrativas.
-
Centro Cultural | 23/08/2025, 10:05h
Prefeito de São Miguel do Tapuio anuncia construção do Centro Cultural de Eventos
O novo equipamento público será erguido no espaço que antes abrigava o Clube Municipal.
-
Parlamento Juvenil | 11/08/2025, 15:37h
Sãomiguelense representa o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul
Ana Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, participa de encontro em Foz do Iguaçu com jovens de países do bloco.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões