Publicada em 15/03/2023 - 11h20
Por Da Redação
Seduc discute oferta da educação do campo com assentados do MST
A oferta do ensino nos Assentamentos é oportunizada a partir de uma demanda da comunidade e de outros atores, como o MST.
Com o objetivo de contribuir na construção de projetos educativos que dialoguem e valorizem os saberes da educação do campo, o secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, esteve reunido na última terça-feira (14) com representantes do Movimento Sem-Terra no Piauí.
No encontro foram debatidos temas importantes quanto ao desenvolvimento nas áreas rurais do estado com foco na educação contextualizada, a ampliação das unidades de Escolas Família Agrícola e Centro de Educação Profissional Rural, bem como reafirmar a parceria entre as instituições.
O secretário Washington afirmou que vai continuar com a parceria com o MST para acelerar a educação. “O ensino em parceria com os movimentos sociais será fortalecido com a oferta da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas. A promoção de uma educação que desenvolva os potenciais produtivos levará em consideração todas as características das escolas que estão nos Assentamentos e que são voltadas para Educação no Campo”, ressaltou Washington Bandeira.
A oferta do ensino nos Assentamentos é oportunizada a partir de uma demanda da comunidade e de outros atores, como o MST. Segundo o diretor estadual do Movimento Sem-Terra (MST), Germano Carvalho de Sousa, que faz parte do assentamento Lisboa, localizado no município São João do Piauí, o encontro avança no sentido de qualificar os espaços escolares e garantir a permanência dos jovens no meio rural.
"A experiência da modalidade do campo tem sido muito rica em todas as nossas nove escolas que têm parceria com a Educação e discutimos neste encontro a continuidade dos projetos. A oferta do ensino vai além do público do assentamento e envolve as pessoas de toda a comunidade, pois a educação de qualidade influencia diretamente na vida cotidiana destas pessoas", pontuou.
Participaram também da reunião o superintendente da Superintendência de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (Suetpeja), Paulo Henrique Pinheiro; a superintendente de Ensino Superior, Viviane Carvalhedo; e a diretora da Unidade Ensino e Aprendizagem (UNEA), Maria José Mendes Neta.
Fonte: Com informações da Seduc/Piauí
Tópicos: seduc, oferta, educação, assentados, MST
Mais notícias
-
Animais soltos | 30/04/2025, 19:23h
Prefeitura publica decreto sobre apreensão de animais soltos nas vias públicas
Os animais permanecerão por até sete dias no depósito, com possibilidade de retirada mediante multa; não havendo retirada, serão leiloados.
-
Diálogos pelo Piauí | 30/04/2025, 08:52h
Prefeito de SMT representa a APPM em evento realizado na cidade de Piripiri
O projeto visa ampliar o acesso aos direitos básicos e fomentar o desenvolvimento regional meio de políticas públicas eficientes e integradas.
-
Audiência | 30/04/2025, 08:47h
Pompilím participa de audiência na ALEPI em busca de melhorias para o município
No encontro com o deputado Ziza Carvalho, ele tratou de investimentos e projetos para impulsionar a infraestrutura do município.
-
Avanços Legislativos | 30/04/2025, 08:31h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova 12 requerimentos e 4 projetos em sessão solene
As propostas contemplam obras de infraestrutura, criação da Procuradoria da Mulher e valorização cultural.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões