Publicada em 11/02/2023 - 09h35
Por Da Redação
Estado do Piauí recebe primeiras doses de vacinas bivalentes contra Covid-19
Essas vacinas protegem contra a variante original do coronavírus e contra as cepas que surgirem posteriormente, incluindo a Ômicron.
O estado do Piauí recebeu na tarde desta sexta-feira (10), do Ministério da Saúde, o primeiro lote com 32.400 doses da vacina Pfizer bivalente. Duas novas remessas do imunizante estão previstas para chegar nos próximos dias. Uma no domingo (12), com 64.800 doses, e outra na quarta-feira (15), com 163.542 vacinas.
Quando todos os imunizantes estiveram no estado, a Coordenação de Imunização da Sesapi iniciará a separação para que seja feita a entrega aos municípios.
Em reunião realizada na última terça-feira com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apresentou o cronograma do Plano Nacional de Vacinação de 2023, onde o Dia D da vacinação contra a Covid-19 com a bivalente será em 27 de fevereiro.
“Nos reunimos com os gestores municipais e definimos o esquema de entrega das vacinas e também apresentamos o cronograma do PNI para este ano. Lembramos ainda que, assim que as vacinas estiverem disponíveis, os municípios podem iniciar a imunização, segundo as prioridades elencadas pelo ministério”, explica a superintendente de Atenção Primária à Saúde de Municípios da Sesapi, Leila Santos.
Para receber a dose de reforço com a bivalente, a pessoa precisa ter recebido duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19. O intervalo de aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente deve ser de, pelo menos, quatro meses após a finalização do esquema primário da vacina monovalente ou aplicação da última dose de reforço.
"Essas vacinas oferecem proteção contra a varieante original do coronavírus e contra as cepas que surgirem posteriormente, incluindo a Ômicron. É importante que a população fique atenta às informações divulgadas pelas secretarias de saúde de cada município sobre os locais e horários de vacinação, quando os imunizantes estiverem disponíveis", lembra a superintendente.
A aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente está recomendada para pessoas com 12 anos ou mais, de forma escalonada, que façam parte de um dos grupos prioritários elencados abaixo, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes, e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalente incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas covid-19 tradicionais.
“A dose de reforço para pessoas que não estão no grupo prioritário será realizada com a vacina monovalente disponível no momento, conforme a recomendação vigente. Reforçamos que todas às vacinas são eficazes contra a Covid-19 e pedimos mais uma vez que a população procure os postos para fazer ou completar o seu esquema vacinal”, ressalta a Leila Santos.
Confira o cronograma:
Vacinação contra Covid-19 (reforço com a vacina bivalente)
Público-alvo:
• Pessoas com maior risco de formas graves de Covid-19;
• Pessoas com mais de 60 anos;
• Gestantes e puérperas;
• Pacientes imunocomprometidos;
• Pessoas com deficiência;
• Pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP);
• Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
• Trabalhadores e trabalhadoras da saúde.
Etapa 2
Intensificação da vacinação contra Covid-19
Público alvo:
• Toda a população com mais de 12 anos.
Etapa 3
Intensificação da vacinação de Covid-19 entre crianças e adolescentes
Público alvo:
• Crianças de 6 meses a 17 anos.
Fonte: Com informações da assessoria de Comunicação SESAPI
Tópicos: Estado, piauí, doses, vacinas, bivalentes, covid-19
Mais notícias
-
Animais soltos | 30/04/2025, 19:23h
Prefeitura publica decreto sobre apreensão de animais soltos nas vias públicas
Os animais permanecerão por até sete dias no depósito, com possibilidade de retirada mediante multa; não havendo retirada, serão leiloados.
-
Diálogos pelo Piauí | 30/04/2025, 08:52h
Prefeito de SMT representa a APPM em evento realizado na cidade de Piripiri
O projeto visa ampliar o acesso aos direitos básicos e fomentar o desenvolvimento regional meio de políticas públicas eficientes e integradas.
-
Audiência | 30/04/2025, 08:47h
Pompilím participa de audiência na ALEPI em busca de melhorias para o município
No encontro com o deputado Ziza Carvalho, ele tratou de investimentos e projetos para impulsionar a infraestrutura do município.
-
Avanços Legislativos | 30/04/2025, 08:31h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova 12 requerimentos e 4 projetos em sessão solene
As propostas contemplam obras de infraestrutura, criação da Procuradoria da Mulher e valorização cultural.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões