Publicada em 11/01/2023 - 13h34
Por Da Redação
Seduc e Cead planejam realizar cursos de especialização para o Ensino a Distância
O edital da especialização será lançado em um fórum de educação especial na primeira quinzena do mês de março.
Durante uma reunião advinda da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizada na manhã da última terça-feira (10), foi discutida a oferta de cursos de especialização na modalidade a distância com a realização de um fórum de inclusão especializada para profissionais de educação. A Superintendente de Ensino Superior, Viviane Carvalhedo, e o Superintendente de Educação Básica, Antônio Amaral participaram do encontro.
“Essa reunião foi uma conversa entre a Seduc e o Cead para mantermos a nossa parceria. Nós mantemos atualmente 37 polos de educação a distância espalhados no Piauí pela Universidade Aberta do Piauí (UAPI). A Secretaria entra com toda a parte de recursos para a manutenção dos polos e as universidades entram com as ofertas. Estamos aqui para falar de uma agenda muito forte que a Universidade Federal conseguiu com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) integrada pelo Mec", explica a Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo.
O projeto possui um recurso orçado em cerca de R$ 4 milhões, almejando oferecer especialização para a equipe de educação especial. O edital da especialização será lançado em um fórum de educação especial na primeira quinzena do mês de março. A expectativa é capacitar em torno de 500 profissionais com os cursos de especialização.
De acordo com a coordenadora do Cead da UFPI, Lívia Nery, a parceria com a Seduc fortalece a formação inicial e continuada de professores do estado do Piauí em várias áreas e um dos principais objetivos é atender as demandas necessárias para os professores.
“Esses cursos devem iniciar ainda em 2023 com a realização de um grande fórum de inclusão, onde serão ouvidas as comunidades, pessoas com deficiência, formadores, professores, gestores e familiares sobre as demandas necessárias para esses professores e para que as escolas tenham esses espaços destinados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Reforçamos o início dos cursos de graduação da Uab nos polos da Seduc em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, com a participação tanto da nova superintendente quanto do secretário de Estado da Educação", declara.

Fonte: Com informações da Seduc/Piauí
Mais notícias
-
Escolinha de Futebol | 09/11/2025, 16:29h
Prefeitura de Castelo do Piauí lança Escolinha de Futebol Gabriel Moreira Uchôa
As atividades serão realizadas na Quadra Poliesportiva do CETI Cônego Cardoso, sob a orientação de Paulinho Castelo e da equipe da SECUTE.
-
Fortalecimento da agricultura | 09/11/2025, 15:41h
Deputado Átila Filho (PP) destina trator agrícola para Assentamento São Francisco
O anúncio foi feito durante encontro do parlamentar com o prefeito Pompílio Filho, acompanhando do vice-prefeito, Ribinha e do vereador Julieta.
-
Seleção | 09/11/2025, 15:31h
Secretaria de Educação lança editais para novas seleções em São Miguel do Tapuio
Editais oferecem vagas para Diretor Escolar, Professor e Auxiliar de Atividade Educacional com inscrições até dia 14 de novembro.
-
Mais de 200 estudantes | 09/11/2025, 15:24h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio garante transporte público para alunos realizarem o Enem
Quatro ônibus saíram do Terminal Rodoviário Marly Evaristo Cardoso Furtado levando estudantes de três escolas estaduais do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões