Publicada em 25/01/2022 - 10h19
Por Da Redação
Equatorial Piauí alerta para os riscos com eletricidade no período das chuvas
A empresa dá orientações de segurança à população Piauiense para evitar acidentes no período chuvoso.
Desde os primeiros dias do ano, o Piauí tem acumulado um grande volume de chuvas de norte a sul do estado. A previsão meteorológica aponta que esse cenário se prolongará até março. Somado às chuvas, os ventos intensos contribuem para situações de perigo, exigindo cuidado e atenção redobrada. Enchentes, alagamentos, descargas atmosféricas e acidentes com eletricidade são possíveis situações de risco. A fim de levar informações de segurança à população piauiense, a Equatorial Energia dá orientações para evitar acidentes no período chuvoso.
Em dias de fortes chuvas com descarga atmosférica, recomenda-se a retirada da tomada dos equipamentos eletrônicos mais sensíveis. É importante também evitar goteiras perto de instalações elétricas, pois a água conduz energia. Mas os riscos existem não apenas dentro de casa ou em áreas cobertas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Piauí é um dos estados com o maior índice de raios, portanto, o recomendável durante as chuvas é não ficar em áreas descampadas e não se abrigar embaixo de árvores.
Os fortes ventos nos dias chuvosos podem provocar acidentes com a rede elétrica, principalmente causados pela queda de galhos e árvores. De acordo com o Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio, um fio energizado em área de alagamento pode ser fatal. “Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com a Distribuidora por meio da Central de Atendimento, ligando para 0800 086 0800, ou para o Corpo de Bombeiros no número 193”, diz o executivo.
No primeiro trimestre deste ano, a previsão é de chuvas acima da média no território piauiense. “A tendência é termos temporais sempre acompanhados, ora da descarga elétrica, ora da rajada de vento. Com esse cenário, os cuidados se redobram nas áreas de risco como lagoas, riachos e rios. Toda rede hidrográfica deve ser monitorada, principalmente pelo risco de alagamentos e inundações”, declara o climatologista Werton Costa.
Confira outras dicas para evitar acidentes com água e energia elétrica:
- Não encoste em postes ou estruturas elétricas para se proteger de enchentes;
- Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;
- Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
- Não tente carregar aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos.
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação Equatorial Piauí
Mais notícias
-
Situação de emergência | 03/05/2025, 08:48h
Governador Rafael Fonteles prorroga situação de emergência em 129 municípios do Piauí
Governo decidiu ampliar este prazo devido à irregularidade das chuvas e à redução dos volumes hídricos em barreiros, rios e riachos.
-
Serviços e infraestrutura | 03/05/2025, 08:24h
Prefeito Pompílio Filho, anuncia mais recursos para o município São Miguel do Tapuio
Durante o encontro, foram apresentadas reivindicações voltadas para melhorias na infraestrutura, saúde e cultura.
-
Animais soltos | 30/04/2025, 19:23h
Prefeitura publica decreto sobre apreensão de animais soltos nas vias públicas
Os animais permanecerão por até sete dias no depósito, com possibilidade de retirada mediante multa; não havendo retirada, serão leiloados.
-
Diálogos pelo Piauí | 30/04/2025, 08:52h
Prefeito de SMT representa a APPM em evento realizado na cidade de Piripiri
O projeto visa ampliar o acesso aos direitos básicos e fomentar o desenvolvimento regional meio de políticas públicas eficientes e integradas.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões