Publicada em 21/12/2021 - 15h52
Por Francisco Alves
Estado do Piauí vai antecipar aplicação da dose de reforço para quatro meses
A vacina a ser utilizada para a dose de reforço de quatro meses deverá ser, preferencialmente, o imunizante da Pfizer.
O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, anuncia que o Piauí vai antecipar de cinco para quatro meses a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no Piauí. A decisão segue orientação do Ministério da Saúde que publicou Nota Técnica sobre o assunto, autorizando que o intervalo para a D3 fosse antecipado.
Segundo a Nota Técnica do MS, o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil já permitiu alcançar notáveis ganhos em saúde pública, reduzindo de maneira significativa a ocorrência de casos graves e óbitos pela Covid-19. O Ministério da Saúde, opta por adotar a administração, a partir de 20 de dezembro de 2021, de uma dose de reforço da vacina Covid-19 para toda a população com mais de 18 anos de idade, que deverá ser administrada a partir de quatro meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose), independente do imunizante aplicado.
A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca). Uma dose de reforço da vacina Covid-19 para todos os indivíduos imunossuprimidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de quatro meses.
Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) deverão receber uma dose de reforço, preferencialmente com o imunizante Comirnaty/Pfizer, a partir de cinco meses do esquema primário. Vacinas de vetor viral (AstraZeneca e Janssen) não são recomendadas para o uso em gestantes.
Para o secretário, a antecipação da dose de reforço é fundamental para a retomada da normalidade. “É importante para todos nós essa dose de reforço, porque vai garantir mais imunidade à nossa população”, afirma o gestor.
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação SESAPI
Tópicos: Estado piauí aplicação dose reforço
Mais notícias
-
Sessões de novembro | 03/12/2025, 09:05h
Câmara Municipal de SMT aprova matérias e moderniza Regimento Interno
Sessões de novembro foram marcadas por debates voltados ao desenvolvimento das comunidades e novas propostas para o município.
-
Pautas municipalistas | 03/12/2025, 08:54h
Prefeito de São M. do Tapuio participa de reunião em Brasília para tratar de pautas municipalistas
O encontro contou com o apoio de 43 prefeitos, que reforçaram demandas prioritárias para o desenvolvimento das cidades do Estado.
-
Série de demandas | 25/11/2025, 17:26h
Prefeito Pompilím busca equipamentos para o novo matadouro público do município
Acompanhado do secretário municipal de agricultura, Dr. Willames e do deputado Ziza Carvalho, o gestor apresentou uma série de demandas.
-
Mirante do Deserto | 22/11/2025, 19:17h
Famílias deixam a cidade de São Miguel do Tapuio em busca de sossego em empreendimento rural
Várias famílias estão trocando a rotina dificil da zona urbana por qualidade de vida, segurança e novas oportunidades no campo.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões