Publicada em 20/12/2021 - 09h45
Por Francisco Alves
Piauí fatura mais 3 medalhas no último dia da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo
Evento da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC terminou no último domingo (19), em Palmas, capital do Tocantins.
A 43ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, evento da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC terminou neste domingo (19), em Palmas, capital do Tocantins reunindo a elite da velocidade das duas regiões, que, por sinal, conta com algumas das melhores seleções do país, inclusive teve a participação de campeões brasileiros em três grandes provas: Contrarrelógio Individual, Resistência e Circuito, esta que aconteceu hoje, numa prova rápida e de muita velocidade, na qual valeu a força e a estratégia das equipes. O Piauí conquistou mais três medalhas, totalizando nove na competição e um ótimo resultado geral, o 5º lugar no pódio por estados.
O Piauí conquistou duas medalhas de ouro com a atleta elite Karine de Macedo Frota, três de prata e quatro de bronze. No quadro geral, deu a lógica representada pelos estados favoritos. O Pará foi o campeão, seguido da Bahia, em terceiro o anfitrião Tocantins, que é também o campeão da última edição, e em quarto o Estado de Sergipe.
O presidente da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, Fernando Correia Lima, disse que o resultado do Piauí é o melhor possível e traz mais ânimo para recomeçar a temporada de 2022. “Conquistamos nove medalhas, sendo duas de ouro, o que é muito bom, pois os melhores ciclistas do País estão nas duas regiões, então o nível da Copa foi considerado altíssimo. O Piauí deu o seu melhor em todas as categorias. A ida do Piauí só foi possível graças à força do nosso ciclismo, ao nosso apoio enquanto Federação e aos patrocinadores”, disse o dirigente, acrescentando que em 2022 a Copa será no Pernambuco e o Piauí estará muito mais forte. Fernando assumiu a entidade em janeiro desse ano.
A piauiense Karine de Macedo Frota, categoria Elite, faturou a prata neste último dia na prova de Circuito com o tempo de 37min31s127, atrás apenas da baiana Cristiane Duque Almeida, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 37min30s517; em 3º, levando o bronze, outra baiana, Elienai de Oliveira Damasceno, com 37min31s140. A prova de hoje usa estratégia de cada equipe. Assim, destaque também para a atleta Elza Nunes dos Santos, que ficou na 13ª posição, mas foi crucial ajudando Karine e se manter no pelotão das ponteiras. Assim também foi na categoria Máster B-1, na qual Gerson Albuquerque, que ficou em 10º lugar, contribuiu para a medalha do companheiro Lindomar Ferreira dos Santos.
Lindomar conquistou a segunda medalha de bronze. O tempo dele foi 32min04s471. O campeão Tarcísio Carneiro Filho (PB) levou o ouro com o tempo de 31min36s377 e Francisco Ferreira da Silva (CE) ganhou a prata finalizando o circuito com 31min51s293. Lindomar conquistou ao todo três medalhas, uma de prata na prova de Contrarrelógio e bronze na prova de Resistência. O outro piauiense que conquistou medalha foi Reinaldo Soares de Oliveira, que é médico e participou da sua primeira grande competição. Na prova deste sábado, ele ganhou o bronze.
Na categoria Máster D-2 (acima de 65 anos), o piauiense João de Deus Soares Filho por centésimos de segundo não conquistou medalha de ouro. Ele colocou no peito sua segunda medalha, a primeira foi a de prata na prova de Contrarrelógio Individual. Ele completou a prova deste domingo com o tempo de 20m45s888. A prata ficou com Ésio Flôrencio de Sousa (CE), com 20min45s411 e o ouro foi para João Luiz Melo (PA), com tempo de 20min45s297.
A seleção piauiense de Ciclismo teve o patrocínio do Colchão Ônix, Sesc/ Fecomércio -Senac, Construtora Mountain e Evo Bike. Apoio: Sela Conveniência e VadeBike Store. Acompanhem os canais da FCP para acompanhar as informações e imagens dos atletas piauienses no evento, no site (https://fcp-pi.esp.br/), Instagram e no Facebook.





Fonte: Com informações da Assessoria de imprensa
Mais notícias
-
Emancipação política | 17/03/2026, 12:28h
Prefeitura divulga programação dos 88 anos de emancipação política do município
A programação reúne uma série de atividades institucionais, inaugurações de obras e eventos religiosos e culturais.
-
Ato Público | 16/03/2026, 14:20h
Grande Ato Público das Mulheres marca programação do “Março das Mulheres” em São M. do Tapuio
Evento realizado pela Prefeitura reuniu serviços, atividades culturais, música ao vivo e sorteio de brindes.
-
Destaque no Seduckathon | 07/03/2026, 09:16h
Estudantes de São M. do Tapuio participam de imersão acadêmica no Rio de Janeiro
Grupo do CETI Dona Rosaura participou de curso no IMPA Tech e visitou importantes centros tecnológicos, científicos e culturais da capital fluminense.
-
Reforço Social | 03/03/2026, 07:46h
São Miguel do Tapuio recebe van para reforçar Assistência Social
O veículo do MobSUAS foi entregue em solenidade realizada no estacionamento da Alepi, em Teresina.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões