Publicada em 25/08/2021 - 17h39
Por Francisco Alves
São Miguel do Tapuio faz adesão ao Pacto de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica
A solenidade aconteceu no auditório do Bolsa Família e contou com a presença de várias autoridades municipais e estaduais.
A prefeitura de São Miguel do Tapuio e a Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (SASC) por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e Trabalho, realizaram nesta quarta-feira (25), a Solenidade de adesão do município ao Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica.
A solenidade foi realizada no auditório do Bolsa Família e contou com a presença de várias autoridades, dentre elas a Secretária de Promoção e Assistência Social e Trabalho de São Miguel do Tapuio, Erivalda Mineiro, Secretário Municipal de Agricultura, Dr. Willames Diniz, Assessor de Gabinete da Prefeitura, Paiva Junior, Assessor de Comunicação, Herton Vieira, Vereador Clodomar Mineiro, Gerente de Enfrentamento à LGBTfóbica da SASC, Joseane Borges e a Secretária Executiva do Centro de Referencia LGBT da SASC, Maria Laura.
Por motivos de agenda administrativa na capital Teresina, o prefeito Pompílio Evaristo Cardoso Filho “Pompilim” não esteve presente na Solenidade, mas enviou sua mensagem e se fez representado no evento pelo Assessor de Gabinete da Prefeitura, Paiva Junior.
O Pacto de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica, tem por finalidade nortear as atividades a serem desenvolvidas pelos equipamentos do município em parceria com o estado, nas ações de prevenção e combate a violência LGBTfóbica. Vale destacar que São Miguel do Tapuio está entre as primeiras cidades da região dos Carnaubais a assinar um documento com esse objetivo.
Na sua fala, a gestora da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e Trabalho, Erivalda Mineiro, justificou a ausência do prefeito Pompilim e destacou o empenho da atual gestão, para que o pacto seja colocado em prática. "Nós nos comprometemos com políticas públicas que venham de fato pensar na população LGBT, população esta que é preciso que se dê a sua devida importância", destacou.
A gerente de Enfrentamento à LGBTfóbica da SASC, Joseane Borges, parabenizou o município de São Miguel do Tapuio por ter um gestor que tem atenção para com todos os públicos. “A gente sabe que é muito difícil trabalhar com pauta LGBT. Eu e minha equipe já estivemos de ponta a ponta do estado do Piauí, e é muito difícil termos a oportunidade de fazer as ações para os direitos humanos de todos e todas”, disse a Assistente Social.
Maria Laura, que é Secretária Executiva do Centro de Referência LGBT, agradeceu a receptividade do município e também a gestão municipal por fomentando o momento, aderindo ao Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica. “Foi uma surpresa para nós, pois quando apresentamos a proposta, a gestão foi logo aceitando. Isso para nós foi uma boa e grata surpresa e vamos voltar aqui mais vezes para desenvolver mais ações”, disse.
Durante a solenidade, foi realizado ainda a escolha dos membros do Comitê de Gerenciamento Municipal de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica, formada por pessoas do município.
Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita
Tópicos: Pacto Enfrentamento Violência LGBTfóbica adesão prefeitura
Mais notícias
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.
-
Reajuste do magistério | 27/01/2026, 09:21h
Câmara de SMT realizará Sessão Extraordinária para votar reajuste do magistério e salário mínimo
Vereadores se reunirão para votar reajuste de 6% no magistério e atualização do salário mínimo municipal.
-
Cronograma | 27/01/2026, 08:50h
Câmara Municipal divulga cronograma das sessões ordinárias para 2026
Abertura do ano legislativo ocorre em fevereiro, com sessões ordinárias programadas até dezembro.
-
Reajuste salarial | 26/01/2026, 09:27h
Prefeitura de Amarante anuncia reajuste salarial para professores e servidores da educação
Os professores, que recebem acima do piso nacional do magistério, terão reajuste de 7%, percentual superior ao reajuste definido para o piso.


PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões