Publicada em 27/07/2021 - 10h11
Por Da Redação
IBGE oferece curso do Sidra, para acesso ao banco de dados do Instituto
A iniciativa está alinhada com os objetivos institucionais do IBGE de fortalecer a difusão do conhecimento.
Estão abertas as inscrições para a turma de 2021 do curso online de capacitação no Sistema IBGE de Recuperação automática – Sidra, a plataforma interativa de visualização de dados das pesquisas do Instituto. O curso, disponível na Escola Virtual do IBGE, é gratuito e voltado a servidores públicos, acadêmicos e pesquisadores, mas é aberto ao público em geral. Não há limite de vagas e as inscrições podem ser feitas até o final do ano.
Desenvolvido pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), em parceria com o Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE, o curso visa a capacitar usuários a consultar informações como taxa de desemprego, inflação, produto interno bruto, população, bem como criar rankings temáticos e gerar gráficos, mapas e cartogramas a partir desses dados.
A iniciativa está alinhada com os objetivos institucionais do IBGE de fortalecer a difusão do conhecimento, promover a pesquisa acadêmica e a extensão integradas à produção institucional e amplificar a disseminação e a comunicação com usuários e sociedade.
“O objetivo do curso é ajudar o IBGE na sua função de disseminação da informação, uma vez que os dados estão na plataforma. O curso está ajudando essas pessoas a como usar a ferramenta e consultar resultados para as diferentes pesquisas realizadas pelo IBGE”, diz o analista em desenho educacional da Ence, Hugo Sousa Campos.
Ao final do curso, aqueles que obtiverem média igual ou superior a 7,0 na avaliação final receberão certificado. O conteúdo programático é dado por meio de vídeos tutoriais demonstrativos do sistema ensinando como cada pesquisa é feita e como montar tabelas, quadros, extrair dados e montar rankings. Os exercícios são elaborados a partir de posts nas mídias sociais do IBGE e matérias jornalísticas que empregaram dados do Instituto. Desde o ano passado, os vídeos estão hospedados no YouTube, melhorando a experiência dos alunos.
“Os exercícios são desafios baseados em post de redes sociais e matérias jornalísticas para que o aluno entenda que aqueles dados são utilizados pela sociedade. Tudo isso para tornar mais tangível e próximo à realidade do aluno. A gente recomenda que ele tenha ao menos o ensino médio para entender conceitos de tempo, território e variável”, diz Campos.
Fonte: Com informações do IBGE
Mais notícias
-
Mais uma unidade | 22/06/2026, 19:51h
Prefeito Pompilím inaugura nova estrutura da CMEI Professora Divane Pereira Soares
A unidade passou a contar com espaços renovados e ampliados, planejados para oferecer mais conforto e qualidade aos estudantes.
-
Campeonato Regional | 16/06/2026, 21:11h
Campeonato Regional de Quadrilhas marca encerramento do Festejo Junino em São Miguel do Tapuio
São João Dourado, de Piripiri, conquistou o título de campeã da competição que marcou o encerramento da programação junina no município.
-
Festival Junino | 16/06/2026, 15:09h
Saiba quais são as quadrilhas vencedoras da segunda noite do Festival Junino de S. Miguel do Tapuio
O evento reuniu estudantes de diversas escolas do município, que encantaram o público com coreografias, figurinos e homenagens.
-
Festival Junino | 13/06/2026, 19:01h
Primeira noite do Festival Junino reúne cultura e tradição em São Miguel do Tapuio
Abertura do evento teve apresentações culturais, concurso de quadrilhas mirins e intensa movimentação na arena junina.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões