Publicada em 18/07/2021 - 14h36
Por Da Redação
Município tem mais de 40% da população vacinada contra Covid-19 com a 1ª dose
São Miguel do Tapuio é também o terceiro da região dos Carnaubais que mais vacinou em termos percentuais, entre doses recebidas e doses aplicadas.
O total de 40,8% da população geral do município de São Miguel do Tapuio, que segundo o IBGE é de 17.662 habitantes, já recebeu pelo menos a primeira dose ou dose única da vacina contra a Covid-19. Os dados foram alcançados no último sábado, dia 17 de julho, segundo o sistema LocalizaSus, que é coordenado pelo Ministério da Saúde.
De acordo com Vacinômetro do Ministério da Saúde, ao todo 6.956 pessoas receberam a primeira aplicação e 250 pessoas receberam a vacina da Janssen, que é dose única. Das pessoas que receberam a primeira dose, 2.064 receberam a segunda dose. Somando as pessoas que receberam a segunda dose e a vacina de dose única, 2.314 pessoas já estão totalmente imunizadas, o que representa 13,1% da população Sãomiguelense.
No ranking, que contém os 15 municípios do território dos Carnaubais, São Miguel do Tapuio que ocupava até a semana passada na penúltima posição, aparece agora entre os líderes, ocupando a terceira posição, atrás apenas dos municípios de Castelo do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré, ou seja, é o terceiro município da região dos Carnaubais que mais vacinou em termos percentuais, entre doses recebidas e doses aplicadas.
São Miguel do Tapuio recebeu até este domingo, dia 18 de julho, 11.063 doses de vacinas contra a Covid-19. Foram aplicadas segundo o Vacinômetro do Ministério da Saúde, 9.270 doses, ou seja, 83,8% das doses recebidas. Castelo do Piauí, o primeiro colocado da lista, aplicou 86,9% e Nossa Senhora de Nazaré, que é o segundo no ranking da regional, aplicou 84,0%.
O Secretário Municipal de Saúde, Janilson Rodrigues, avaliou como positivo os avanços na vacinação nos últimos dias. “Organizamos melhor a nossa operação logística na aplicação das doses da vacina contra a Covid-19 e fizemos também um mutirão de atualização dos dados no sistema, pois muitas doses que foram aplicadas antes faltavam o registro”, afirmou o secretário.
Janilson disse ainda que mesmo com o avanço na vacinação, ainda é necessário que as pessoas mantenham as medidas de proteção. “Precisamos manter o uso de máscaras e manter o distanciamento físico. O vírus ainda está em circulação e só podemos evitar se cada um fizer a sua parte”, apontou o Secretário.
O Secretário também pontuou que as pessoas que tomaram a primeira dose devem completar o esquema vacinal com a segunda dose. “A vacina de duas doses só tem sua eficácia completa quando feita a aplicação de mais uma dose. Pedimos que as pessoas não se esqueçam de tomar a dose na data certa”, explicou.
Nos dias 16 e 17 de julho, a nossa reportagem recebeu informações que Postos de vacinação estavam funcionando em várias comunidades da zona rural do município, além dos Postos da sede, que funcionaram no espaço do Bolsa Família e na UBS Aldenora Araújo Chaves.

Secretário de Saúde acompanhando a vacinação

Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita
Mais notícias
-
Sessões de novembro | 03/12/2025, 09:05h
Câmara Municipal de SMT aprova matérias e moderniza Regimento Interno
Sessões de novembro foram marcadas por debates voltados ao desenvolvimento das comunidades e novas propostas para o município.
-
Pautas municipalistas | 03/12/2025, 08:54h
Prefeito de São M. do Tapuio participa de reunião em Brasília para tratar de pautas municipalistas
O encontro contou com o apoio de 43 prefeitos, que reforçaram demandas prioritárias para o desenvolvimento das cidades do Estado.
-
Série de demandas | 25/11/2025, 17:26h
Prefeito Pompilím busca equipamentos para o novo matadouro público do município
Acompanhado do secretário municipal de agricultura, Dr. Willames e do deputado Ziza Carvalho, o gestor apresentou uma série de demandas.
-
Mirante do Deserto | 22/11/2025, 19:17h
Famílias deixam a cidade de São Miguel do Tapuio em busca de sossego em empreendimento rural
Várias famílias estão trocando a rotina dificil da zona urbana por qualidade de vida, segurança e novas oportunidades no campo.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões