Publicada em 28/06/2021 - 18h26
Por Da Redação
Novo Ensino Médio do Piauí ampliará atividades para estudantes dentro da escola
A Carga horária, antes de 800 horas, passará a conter 1000 horas distribuídas em formação básica e os itinerários formativos.
As mudanças que serão implementadas no Novo Ensino Médio do Piauí vão além do tempo de permanência dos estudantes no chão da escola. A Carga horária, antes de 800 horas, passará a conter 1000 horas distribuídas em atividades que contemplem, indissociavelmente, a FORMAÇÃO GERAL BÁSICA e os ITINERÁRIOS FORMATIVOS. Estes serão ofertados com base na realidade de cada escola para que o estudante possa ter acesso às diversas áreas do conhecimento e à formação técnica e profissional.
Além de garantir mais conhecimento, o Novo Ensino Médio pretende estimular o poder de escolha dos estudantes para que as redes de ensino dos estados (pública e privada) possam ofertar possibilidades de formações completas, com a capacitação dos jovens para inserção no mundo do trabalho e, consequentemente, nova visão de futuro e consciência de seus papéis na sociedade em constante transformação.
"Essa possibilidade gera ao jovem uma sólida formação, como o que já é trabalhado em escolas de tempo integral e que possuem ensino profissional de nível médio aqui no estado do Piauí. Com o novo currículo sendo aprovado e homologado pelo Conselho Estadual de Educação, nossa rede de ensino poderá implementá-lo em todas as escolas da rede, dando a oportunidade de todos os estudantes do estado a chance dessa formação completa", explicou Elenice Nery, coordenadora de Etapas do ProBNCC-EM.
A ampliação da carga horária é uma das mudanças mais significativas, além de outros aspectos relevantes alinhados ao contexto como a formação de professores, reorganização da rede, capacitação de profissionais para o suporte técnico e investimentos em novas infraestruturas, dentre outras mudanças.
"Passamos por uma intensa ação de escrever esse Currículo para o Ensino Médio e, durante esse processo, os diversos colaboradores tiveram a sensibilidade de enxergar o futuro como algo não muito distante, pois esse novo que tanto falamos já está acontecendo. O que vamos ter é uma oficialização quando o Currículo for homologado e daremos continuidade com todos os profissionais da educação neste novo momento", disse Elenice.
Fonte: Com informações da Seduc Piauí
Mais notícias
-
São M. do Tapuio realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF e fortalece políticas para infância e adolescência
Evento reuniu gestão, comunidade e NUCA na construção coletiva do Plano de Ação Municipal que vai orientar as ações até 2028.
-
Estradas vicinais | 07/12/2025, 09:16h
Prefeitura de São M. do Tapuio inicia obra de recuperação de estradas vicinais
Obra contempla 20 km de piçarramento e instalação de 11 bueiros, beneficiando diversas comunidades e fortalecendo a infraestrutura rural do município.
-
Sessões de novembro | 03/12/2025, 09:05h
Câmara Municipal de SMT aprova matérias e moderniza Regimento Interno
Sessões de novembro foram marcadas por debates voltados ao desenvolvimento das comunidades e novas propostas para o município.
-
Pautas municipalistas | 03/12/2025, 08:54h
Prefeito de São M. do Tapuio participa de reunião em Brasília para tratar de pautas municipalistas
O encontro contou com o apoio de 43 prefeitos, que reforçaram demandas prioritárias para o desenvolvimento das cidades do Estado.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões