Publicada em 28/03/2021 - 11h48
Por Da Redação
Médico que tomou a 1ª dose da vacina morre de complicações da Covid
Dr. Cantuária, como era conhecido, foi Secretário Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio, entre 1996 e 2000.
Faleceu na noite do último sábado (27), o médico José Antônio Cantuária Rosa, de 62 anos de idade, ex-diretor do Hospital Getúlio Vargas e que atualmente atuava na linha de frente de combate à covid-19 no Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). As informações são do Portal O Dia.
O Dr. Cantuária, como era conhecido, havia sido vacinado com a primeira dose da vacina contra a doença no município de Campo Maior, mas acabou contraindo o vírus e vindo a óbito. Segundo a Prefeitura de Campo Maior, ele não chegou a receber a segunda dose do imunizante.
No final de fevereiro, amigos e familiares chegaram a comemorar a recuperação do médico. Em uma foto, o Dr. Cantuária aparece cercado de pressionais da saúde comemorando ter vencido a Covid.
O médico recebeu alta da UTI após ficar intubado para tratamento da doença, mas após alguns dias voltou a ficar em coma com quadro de insciência respiratória.
Na noite de ontem, o Dr. Cantuária não resistiu às complicações e faleceu em um hospital particular de Teresina. A morte do médico foi confirmada por colegas do Hospital Regional de Campo Maior.
A morte do profissional de saúde alerta para o fato de que todos os principais imunizantes contra o novo Coronavírus, com exceção da vacina da Janssen, precisam ser aplicados em duas doses para garantir a imunização.
Por isso, é importante que a população já vacinada com a primeira dose que atenta ao calendário de vacinação para receber a segunda aplicação e continue com as medidas de distanciamento social, uso de máscaras e de álcool em gel para evitar a contaminação pelo vírus.
No caso da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butatan em parceria com a empresa Sinovac, o período máximo para aplicação da segunda dose é de 28 dias. Enquanto a vacina Oxford/AstraZeneca o intervalo máximo para a dose de reforço é de até 90 dias.

Foto: Divulgação no Facebook pessoal.
Fonte: Com informações do Portal O Dia
Mais notícias
-
Sessões de novembro | 03/12/2025, 09:05h
Câmara Municipal de SMT aprova matérias e moderniza Regimento Interno
Sessões de novembro foram marcadas por debates voltados ao desenvolvimento das comunidades e novas propostas para o município.
-
Pautas municipalistas | 03/12/2025, 08:54h
Prefeito de São M. do Tapuio participa de reunião em Brasília para tratar de pautas municipalistas
O encontro contou com o apoio de 43 prefeitos, que reforçaram demandas prioritárias para o desenvolvimento das cidades do Estado.
-
Série de demandas | 25/11/2025, 17:26h
Prefeito Pompilím busca equipamentos para o novo matadouro público do município
Acompanhado do secretário municipal de agricultura, Dr. Willames e do deputado Ziza Carvalho, o gestor apresentou uma série de demandas.
-
Mirante do Deserto | 22/11/2025, 19:17h
Famílias deixam a cidade de São Miguel do Tapuio em busca de sossego em empreendimento rural
Várias famílias estão trocando a rotina dificil da zona urbana por qualidade de vida, segurança e novas oportunidades no campo.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões