Publicada em 18/01/2021 - 10h34
Por Francisco Alves
Estado do Piauí fica acima da média nacional de presença no Enem
O número de inscritos do Piauí no Exame Nacional do Ensino Médio subiu de 122.338 para 133.293. Destes, 70.050 compareceram a prova.
Apesar da pandemia do coronavírus, o número de inscritos do Piauí no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) subiu de 122.338 para 133.293. Destes, 70.050 compareceram, fazendo com que o Estado superasse a média nacional na taxa de presença. Segundo dados do Inep, dos 5,7 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 2.843.332 não compareceram às provas, um recorde 51,5% de abstenção desde que o exame passou a ser usado como porta de entrada para as universidades.
Para o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, 2020 foi um ano atípico para a Educação brasileira e os números refletem o momento vivido em todo o mundo. "Vários fatores contribuíram para gerar essa grande quantidade de faltosos em todo o Brasil. A Pandemia trouxe muitas incertezas e, além do adiamento da prova, tivemos ainda o impasse se o Enem aconteceria na data prevista", explica.
O gestor disse ainda que o medo da contaminação foi outro fator que fez com que muitos não comparecessem aos locais de prova. "Apesar do Inep ter garantido que todos os protocolos sanitários seriam cumpridos, muitos estudantes moram com pessoas do grupo de risco ou possuem alguma comorbidade. Acredito que o aumento dos casos fez com que essas pessoas ficassem com medo de sair do isolamento para fazer o Exame", afirmou.
Ellen Gera destacou o empenho do Governa do Estado para preparar os estudantes da rede pública e garantir sua participação no Enem. "Mesmo com a pandemia, o Pré-Enem Seduc manteve suas atividades e ampliou o número de revisões, conseguindo atender de forma remota os estudantes. Além disso, garantimos transporte para mais de 8 mil estudantes de Teresina e dos municípios onde não temos aplicação das provas", destacou.
As ações do Pré-Enem Seduc continuam ao longo desta semana para preparar os estudantes para o segundo dia de prova. A partir das 19h desta segunda-feira (18), os professores do Pré-Enem participarão de uma Live para comentar as questões desse primeiro dia de prova.
Já na quinta-feira (21), a partir das 20h, a Seduc realizará o segundo Corujão da Vitória, fechando o processo de revisão dos conteúdos. O Corujão será transmitido no YouTube do Canal Educação e também em TV aberta.
Fonte: Com informações da AsCom Seduc/PI
Tópicos: piauí média presença ENEM prova
Mais notícias
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.
-
Reajuste do magistério | 27/01/2026, 09:21h
Câmara de SMT realizará Sessão Extraordinária para votar reajuste do magistério e salário mínimo
Vereadores se reunirão para votar reajuste de 6% no magistério e atualização do salário mínimo municipal.
-
Cronograma | 27/01/2026, 08:50h
Câmara Municipal divulga cronograma das sessões ordinárias para 2026
Abertura do ano legislativo ocorre em fevereiro, com sessões ordinárias programadas até dezembro.
-
Reajuste salarial | 26/01/2026, 09:27h
Prefeitura de Amarante anuncia reajuste salarial para professores e servidores da educação
Os professores, que recebem acima do piso nacional do magistério, terão reajuste de 7%, percentual superior ao reajuste definido para o piso.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões