Publicada em 17/10/2020 - 06h57
Por Da Redação
Professores fazem manifestação em frente à prefeitura de Assunção do Piauí
Os manifestantes estavam cobrando da gestão municipal, o reajuste do piso salarial de 12,84%, que segundo eles, ainda não foi pago.
Um grupo de professores da rede municipal de ensino de Assunção do Piauí, cidade localizada distante 280 km da capital Teresina, realizaram na última quarta-feira, dia 14 de outubro, uma manifestação de frente à prefeitura do município cobrando o reajuste do piso salarial de 12,84%, que segundo eles, ainda não foi pago pela gestão municipal.
O reajuste está previsto na chamada Lei do Piso (Lei 11.738), de 2008. O texto estabelece que o piso salarial dos professores do magistério seja atualizado, anualmente, no mês de janeiro. A regra está em vigor desde 2009, ano em que o valor de R$ 950,00 foi ponto de partida para o reajuste anual.
Além do reajuste do piso salarial dos professores do magistério de 12,84%, os profissionais da educação estavam cobrando também da gestão municipal um terço de férias, que segundo eles, era pra ter sido pago no mês de junho e a mudança de nível, que é quando o docente conclui um curso de titularidade superior ao nível que se encontrava em sua posse.
Ainda segundo informações dos manifestantes, o prefeito Netinho teria enviado para a Câmara Municipal um projeto Lei reajustando o piso salarial dos professores, no entanto, a matéria foi rejeitada pela maioria dos vereadores, por não está de acordo com o piso nacional, que é de 12,84%.
Vale ressaltar que por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus, a Câmara municipal de Assunção do Piauí, teria suspendido as sessões Ordinárias, para evitar a propagação da Covid-19. Com o mesmo objetivo, o município de Assunção do Piauí, assim como todos os municípios do estado, também suspendeu as aulas presenciais.
Outro lado
O Portal Samita tentou contato com o presidente da Câmara, Vereador Ronnivon de Sousa Lima, para saber se a gestão municipal teria enviado um novo projeto ao Legislativo, mas até o fechamento da matéria não teria respondido a nossa mensagem. Tentamos contato também com a Secretária municipal de Educação, mas o telefone não completou a ligação, No entanto, deixamos o nosso espaço aberto para quaisquer esclarecimentos sobre o tema com os mesmos destaques.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita
Tópicos: manifestação educação Assunção do Piauí professores piso
Mais notícias
-
Situação de emergência | 03/05/2025, 08:48h
Governador Rafael Fonteles prorroga situação de emergência em 129 municípios do Piauí
Governo decidiu ampliar este prazo devido à irregularidade das chuvas e à redução dos volumes hídricos em barreiros, rios e riachos.
-
Serviços e infraestrutura | 03/05/2025, 08:24h
Prefeito Pompílio Filho, anuncia mais recursos para o município São Miguel do Tapuio
Durante o encontro, foram apresentadas reivindicações voltadas para melhorias na infraestrutura, saúde e cultura.
-
Animais soltos | 30/04/2025, 19:23h
Prefeitura publica decreto sobre apreensão de animais soltos nas vias públicas
Os animais permanecerão por até sete dias no depósito, com possibilidade de retirada mediante multa; não havendo retirada, serão leiloados.
-
Diálogos pelo Piauí | 30/04/2025, 08:52h
Prefeito de SMT representa a APPM em evento realizado na cidade de Piripiri
O projeto visa ampliar o acesso aos direitos básicos e fomentar o desenvolvimento regional meio de políticas públicas eficientes e integradas.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões