Publicada em 22/09/2020 - 14h47
Por Da Redação
Juazeiro do Piauí é destaque em transparência e evolução de gestão pública
O município compõe o Grupo 01, ocupa pela primeira vez na sua história a 17º posição no Índice de Governança Municipal (IGM).
O município de Juazeiro do Piauí, localizado na região centro-norte do estado, distante 163 km da capital Teresina, é destaque na promoção de políticas públicas, transparência de gastos, dados de programas sociais e inclusão da população na participação da gestão, é o que mostra o índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), atualizado em 25/08/2020.
Juazeiro do Piauí que está no Grupo 01, municípios com até 20 mil habitantes e ocupa pela primeira vez a 17º posição no Índice de Governança Municipal (IGM), com a nota 6,27, atrás apenas de Castelo do Piauí no Território dos Carnaubais. No item finanças, o município ocupando a 13º posição com a nota 7,35, sendo o primeiro entre os municípios dos Carnaubais.
Além de indicadores como índice de governança e finanças, o estudo levou também em consideração a gestão e desempenho das prefeituras. Os dados são levantados pelo Conselho Federal de Administração (CFA).
O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros, elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.
A estrutura do IGM/CFA é baseada na análise de dados brutos chamadas de Variáveis, cuja média serve de base para a criação dos indicadores. As médias dos indicadores criam as dimensões e a média das dimensões cria a nota geral do IGM/CFA. Os dados estão disponíveis para consulta em dois formatos: consulta via website e baixando uma planilha em formato Excel, disponível no ambiente do Acesso Exclusivo.
Fonte: Da Redação
Tópicos: igm cfa juazeiro piauí administração índice governança transparência
Mais notícias
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.
-
Reajuste do magistério | 27/01/2026, 09:21h
Câmara de SMT realizará Sessão Extraordinária para votar reajuste do magistério e salário mínimo
Vereadores se reunirão para votar reajuste de 6% no magistério e atualização do salário mínimo municipal.
-
Cronograma | 27/01/2026, 08:50h
Câmara Municipal divulga cronograma das sessões ordinárias para 2026
Abertura do ano legislativo ocorre em fevereiro, com sessões ordinárias programadas até dezembro.
-
Reajuste salarial | 26/01/2026, 09:27h
Prefeitura de Amarante anuncia reajuste salarial para professores e servidores da educação
Os professores, que recebem acima do piso nacional do magistério, terão reajuste de 7%, percentual superior ao reajuste definido para o piso.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões