Publicada em 31/08/2020 - 13h42
Por Da Redação
Equatorial e Emater firmam cooperação técnica para ampliar Tarifa Rural
O termo de cooperação assinado tem como principal objetivo ampliar o número de cadastros na tarifa rural da população do campo.
A Equatorial Piauí e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão rural do Piauí – Emater, assinaram nesta sexta (28) termo de cooperação técnica para ampliação dos cadastros de Tarifa rural dos produtores piauienses. A assinatura foi realizada às 11 horas, na sede do Emater, localizada no Bairro Pirajá, obedecendo a todos os protocolos de segurança e saúde necessários durante o combate à pandemia do novo coronavírus, com representantes da Equatorial e Emater.
O termo de cooperação assinado tem como principal objetivo ampliar o número de cadastros na tarifa rural da população do campo, que seja trabalhador rural, exercendo atividades agrícolas, para receber até 30% de desconto na conta de energia elétrica, por meio do benefício regulamentado pela resolução nº 414-2010 da Aneel.
Atualmente, mais de 100 mil unidades consumidoras residenciais têm o subsídio e outras 80 mil estão aptas porém não cadastradas por não haver solicitação/comprovação para a distribuidora. Através desta parceria, em todo o Estado será possível o apoio da realização de demais cadastros dos trabalhadores rurais nas sedes regionais do Emater. É importante destacar que para que tenha o cadastro realizado também é necessário ser o solicitante titular da conta de energia.
‘’Esse termo que assinamos permite que o Emater identifique os produtores rurais aptos ao recebimento do benefício e envie para Equatorial a solicitação de inclusão da residência do trabalhador que vive no campo no cadastro de beneficiário do Tarifa Rural, permitindo uma melhoria de vida para o produtor rural piauiense, pois com menos gastos com energia poderão investir mais na produção’’, declara o presidente da Equatorial Piauí, Nonato Castro.
O diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes, também falou sobre as expectativas com a assinatura do acordo cooperativo com a equatorial energia. “Essa parceria proporcionará bons resultados para quem produz no campo, principalmente na oportunidade de garantir um desconto na fatura de energia dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais, necessária para fortalecer a produção da agricultura familiar do Estado. Esse avanço é resultado de um esforço conjunto do Estado do Piauí, por meio do Emater juntamente com a Equatorial Energia Piauí, que integra seus esforços junto à essa iniciativa também com a FETAG, sendo grande passo para desenvolvimento do Piauí”, destacou.
O cadastro de beneficiados em sindicatos é mais uma opção disponibilizada para o trabalhador ou aposentado que reside em unidade consumidora rural. A Tarifa Rural também pode ser solicitada nas Agências de Atendimento da Equatorial Piauí espalhadas por todo o estado. Os descontos na conta de energia determinados pela Tarifa Rural não podem ser acumulados com outros benefícios do Governo Federal, como a Tarifa Social.
Documentação necessária para cadastro
CPF
RG
Conta de energia atualizada
E um dos documentos a seguir:
Carteira de Trabalho e Promoção Social – CTPS;
Carteira de Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
Comprovante de recebimento de benefício do INSS como aposentado na situação de trabalhador rural;
Declaração de aptidão (DAP) ao PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) emitida por uma agência ou secretaria estadual.

Fonte: Com informações da ascom equatorial
Mais notícias
-
Tragédia | 08/02/2026, 14:10h
Dois jovens, ambos de 17 anos, morrem por afogamento em São Miguel do Tapuio
As vítimas foram identificadas como Luís Felipe Martins da Cruz e Luciano de Sousa Lopes, ambos moradores do Bairro Matadouro.
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.
-
Reajuste do magistério | 27/01/2026, 09:21h
Câmara de SMT realizará Sessão Extraordinária para votar reajuste do magistério e salário mínimo
Vereadores se reunirão para votar reajuste de 6% no magistério e atualização do salário mínimo municipal.
-
Cronograma | 27/01/2026, 08:50h
Câmara Municipal divulga cronograma das sessões ordinárias para 2026
Abertura do ano legislativo ocorre em fevereiro, com sessões ordinárias programadas até dezembro.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões