Publicada em 27/07/2020 - 08h43
Por Da Redação
Saúde oferece atendimento remoto com profissionais de Educação Física
Confira o cronograma de atendimento remoto oferecido pela Secretária de Saúde do município de São Miguel do Tapuio.
A Prefeitura de São Miguel do Tapuio, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue buscando ações de prevenção, contenção e fiscalização no enfrentamento ao novo Coronavírus. Por causa da pandemia, a SMS elaborou cronograma para atendimento remoto com os profissionais de Educação Física.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Victor Hugo Aragão, os profissionais passaram a fazer o atendimento e acompanhamento das atividades físicas de forma remota, através da internet.
“Eles são profissionais da saúde. Neste momento, mais que tudo, o que mais precisamos é trabalhar a questão da saúde, no âmbito mais amplo. O trabalho nesse momento, mesmo de forma remota, é orientar as pessoas. Aliás, as atividades físicas, mesmo dentro do ambiente de casa, são capazes de auxiliar as pessoas no processo de manutenção e recuperação da saúde. E reforçamos as orientações: fiquem em casa, usem máscara e mantenham o distanciamento social.”, afirmou o secretário.
A profissional de Educação Física Najla Batista, que está no cronograma de atendimento remoto da Secretaria Municipal de Saúde, explica de que forma acontece os atendimentos e acompanhamentos.
“Nós acompanhamos pelo Grupo no WhatsApp, recebemos o feedback [retorno] de todos que estão fazendo os exercícios em casa, inclusive são produzidos três vídeos por semana, que é mesma quantidade de aulas que normalmente temos para cada turma. Nós gravamos os três vídeos da semana na terça-feira e os mesmos são lançados de uma única vez para que eles [alunos] façam em casa, justamente porque nos outros dias estamos em monitoramento ou nas barreiras sanitárias. Os [alunos] fazem as aulas durante a semana, são vídeos alternados.”, informou.
Najla Batista explica que foi necessário repensar suas práticas e reinventar atuações profissionais, visando facilitar as orientações e acompanhamentos, já que o grande auxílio à profissão, no momento, vem da tecnologia, através da internet.
“Os vídeos auxiliam muito no trabalho de orientação, inclusive são espelhados nas aulas que eram ministradas na academia, já a adaptação é que é por conta dos alunos que não possuem equipamentos em casa, por isso usamos material alternativo ( garrafinha com água ou objetos com mesmo peso) e a maior parte da aulas são exercícios calistênicos ( uso do peso corporal).", disse Najla Batista.
“O treinamento calistênico possui movimentos básicos (flexão, prancha e agachamento, por exemplo), que podem ser adaptados para qualquer nível de aptidão física, o que torna o método bem democrático, ou seja, qualquer pessoa, de qualquer idade pode fazer.”, complementou a profissional de educação física.
Cronograma - Atendimento Remoto com Profissionais de Educação Física
Os profissionais estão atendendo de forma remota de terça à quinta-feira, das 07:30h às 13:30h.
Terça-feira: Rodrigo, Najla e Josy;
Quarta-feira: Ione Oliveira;
Quinta-feira: Rodrigo.
Fonte: Com informações da Ascom da PM/SMT
Mais notícias
-
São M. do Tapuio realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF e fortalece políticas para infância e adolescência
Evento reuniu gestão, comunidade e NUCA na construção coletiva do Plano de Ação Municipal que vai orientar as ações até 2028.
-
Estradas vicinais | 07/12/2025, 09:16h
Prefeitura de São M. do Tapuio inicia obra de recuperação de estradas vicinais
Obra contempla 20 km de piçarramento e instalação de 11 bueiros, beneficiando diversas comunidades e fortalecendo a infraestrutura rural do município.
-
Sessões de novembro | 03/12/2025, 09:05h
Câmara Municipal de SMT aprova matérias e moderniza Regimento Interno
Sessões de novembro foram marcadas por debates voltados ao desenvolvimento das comunidades e novas propostas para o município.
-
Pautas municipalistas | 03/12/2025, 08:54h
Prefeito de São M. do Tapuio participa de reunião em Brasília para tratar de pautas municipalistas
O encontro contou com o apoio de 43 prefeitos, que reforçaram demandas prioritárias para o desenvolvimento das cidades do Estado.


PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões