Publicada em 13/09/2019 - 22h29
Por Francisco Alves
Prefeitura realiza Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico
O documento aprovado na Conferência Municipal seguirá para a Funasa e depois para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores.
A Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio, juntamente com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), realizou nesta sexta-feira, dia 13 de Setembro, no auditório do Bolsa Família, a Conferência Final do Plano Municipal de Saneamento Básico do município.
O evento iniciou às 8h com o credenciamento dos participantes, seguida da composição da mesa de honra pelas seguintes autoridades, Prefeito municipal Lincoln Matos (PTB), Presidente da Câmara de Vereadores, Regivaldo Siriano (PT), representante da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), o Engenheiro Civil Afonso Luís, representante da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), senhor Elísio Ponciano e o representante da Secretaria das Cidades (SECID), Diego Alves.
Após a composição da mesa, aconteceu a execução dos hinos oficiais pelos jovens adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, projeto mantido no município pela prefeitura, através da Secretaria de Promoção, Assistência Social e Trabalho, seguida da leitura do regimento interno da Conferencia, no qual foi aprovado por unanimidade.
Declarada aberta a Conferência pelo prefeito Lincoln Matos, o engenheiro civil da FESP-SP, Afonso Luís, iniciou o debate com a exposição dos produtos que compõe o Plano de maneira sucinta debatendo todas as etapas do projeto.


O plano consta o Sistema de Abastecimento de Água, poços e reservatórios e sua rede de distribuição; Sistema de Esgotamento Sanitário, diversos tipos de destinação para esgoto presente no município; Sistema de Drenagem Urbana, seus principais problemas e as áreas de maior risco de inundação, erosão e alagamento; Sistema de Limpeza Urbana, com manejo de resíduos sólidos, coleta de resíduos, sua composição final e os serviços executados pela prefeitura relacionados a essa questão.


O documento na sua elaboração envolveu diferentes fatores incluindo a participação direta dos gestores públicos, sociedade civil e equipes técnicas. Durante a apresentação houve algumas intervenções que foram feitas de maneira livre sem restrição com a participação dos presentes.




Finalizando a prefeito Lincoln Matos, falou da importância do Plano Municipal de Saneamento Básico do município. “Como gestor do município de São Miguel do Tapuio hoje, estamos felizes por estarmos concluindo esse Plano, que é de fundamental importância para a política de saneamento municipal”, ressaltou o gestor municipal.


O Plano Municipal de Saneamento Básico aprovado na conferência seguirá para a Funasa e depois retorna ao município para apreciação da Câmara Municipal. O documento traz metas de curto, médio e longo prazo, de forma que a população do município seja atendida com abastecimento de água, drenagem, coleta de resíduos e esgotamento sanitário.


A solenidade contou ainda com a participação dos Vereadores Neide Alves e Cimar Soares, vários Secretários Municipais, lideranças comunitárias, Agentes Comunitários de Saúde, funcionários públicos e sociedade civil.







Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita
Tópicos: prefeitura smt Conferência plano municipal saneamento básico funasa saúde
Mais notícias
-
Campeonato Regional | 16/06/2026, 21:11h
Campeonato Regional de Quadrilhas marca encerramento do Festejo Junino em São Miguel do Tapuio
São João Dourado, de Piripiri, conquistou o título de campeã da competição que marcou o encerramento da programação junina no município.
-
Festival Junino | 16/06/2026, 15:09h
Saiba quais são as quadrilhas vencedoras da segunda noite do Festival Junino de S. Miguel do Tapuio
O evento reuniu estudantes de diversas escolas do município, que encantaram o público com coreografias, figurinos e homenagens.
-
Festival Junino | 13/06/2026, 19:01h
Primeira noite do Festival Junino reúne cultura e tradição em São Miguel do Tapuio
Abertura do evento teve apresentações culturais, concurso de quadrilhas mirins e intensa movimentação na arena junina.
-
Agenda | 13/06/2026, 18:41h
Rafael Fonteles vistoria obras e autoriza construção de Centro Cultural em São Miguel do Tapuio
Agenda no município incluiu anúncios de novos investimentos e acompanhamento de importantes intervenções em andamento.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões