Publicada em 22/05/2019 - 08h05
Por Francisco Alves
Câmara mantém veto do Executivo ao Projeto de Lei nº 025/2019
O projeto dispõe sobre a gratificação para servidores da Estratégia Saúde da Família com recursos do PMAQ.
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Tapuio realizou na última quinta-feira, 16 de maio, uma sessão extraordinária para analisar o veto do Executivo Municipal ao Projeto de Lei de nº 025/2019, que dispõe sobre a gratificação para servidores da Estratégia Saúde da Família com recursos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).
A Sessão iniciou com a leitura da ata da sessão anterior, seguida o presidente da mesa diretora, Vereador Antônio Regivaldo Soriano Ferreira, autorizou a leitura do parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. O parecer foi favorável à derrubada do veto.
O projeto teria sido aprovado por unanimidade durante Sessão Ordinária realizada dia 29 de março, recebendo uma Emenda Modificativa de autoria da vereadora Toinha Secretária (PSC), que também foi aprovada juntamente com o projeto. A Emenda modificava os artigos 3º, 4º, 6º e ANEXO I, coluna PROFISSIONAL.
Ao receber o projeto aprovado com a emenda, o executivo municipal teria vetado total, justificado em sua mensagem encaminhada aos vereadores que o veto teria sido em razão da emenda modificativa proposta pela Vereadora ser inconstitucional e contrária ao interesse público.
A sessão de hoje foi conduzida pelo presidente da mesa diretora, vereador Regivaldo Siriano – PT, autorizando a leitura da ata referente a última sessão, facultando a palavra e conduzindo o processo de votação referente ao veto, onde os parlamentares teriam que optar por manter ou derrubar o veto do Executivo referente a matéria.


Os vereadores ao utilizarem a tribuna expuseram como votariam, sendo a favor de derrubar o veto os vereadores: Paiva Júnior, Julieta, Toinha Secretária, Leinha, Hélder Isaias e Cimar Soares, enquanto a vereadora Neide Alves se colocou favorável para manter o veto. Os vereadores Clodomar Mineiro, Djaci Nogueira, Kelson Isaias e Regivaldo não se pronunciaram.


A votação ocorreu em caráter secreto, onde 07 vereadores votaram para derrubar o veto, enquanto 04 para mantê-lo. Como a votação não atingiu a fração de 2/3 o veto ao Projeto foi mantido. Confira abaixo entrevista com a Vereadora Toinha falando sobre o projeto e o veto do executivo.







Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Mais notícias
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.
-
Reajuste do magistério | 27/01/2026, 09:21h
Câmara de SMT realizará Sessão Extraordinária para votar reajuste do magistério e salário mínimo
Vereadores se reunirão para votar reajuste de 6% no magistério e atualização do salário mínimo municipal.
-
Cronograma | 27/01/2026, 08:50h
Câmara Municipal divulga cronograma das sessões ordinárias para 2026
Abertura do ano legislativo ocorre em fevereiro, com sessões ordinárias programadas até dezembro.
-
Reajuste salarial | 26/01/2026, 09:27h
Prefeitura de Amarante anuncia reajuste salarial para professores e servidores da educação
Os professores, que recebem acima do piso nacional do magistério, terão reajuste de 7%, percentual superior ao reajuste definido para o piso.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões