Publicada em 15/05/2019 - 23h13
Por Francisco Alves
Representantes de SMT participam de Capacitação do Selo Unicef
O evento teve como objetivo apresentar e discutir ferramentas de monitoramento e avaliação para conquista do Selo.
Representantes do município de São Miguel do Tapuio estiveram na última terça-feira (14), na cidade de Teresina, Piauí, participando do 4° Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Edição 2017/2020. O objetivo foi apresentar e discutir ferramentas de monitoramento e avaliação para conquista do Selo.
Entre essas ferramentas teve a Estratégia de promoção da igualdade racial implementada na rede escolar; Serviços integrados de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência ofertada nos municípios; Serviços de atendimento socioeducativo em meio aberto disponíveis nos municípios e alimentando os cadastros nacionais; e Ações multissetoriais de proteção ao direito a vida dos adolescentes e contra a violência implementadas no município.
Dentro da programação também foi tratado sobre a Reunião Intermediaria de Acompanhamento; Discussão sobre o relatório dos Indicadores de Meio Período; Solução de duvidas geral sobre a metodologia; e Compartilhamento de experiências entre os municípios.
O município de São Miguel do Tapuio foi representado pela Articuladora municipal do Selo UNICEF, Poliana Marques, representante da Secretária Municipal de Assistência Social, Lilian Oliveira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciana Alves e a representante do Conselho Tutelar, Irlene Alves.
O Projeto “Selo UNICEF Município Aprovado” é desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF desde 1999, sendo posteriormente repassado para os Estados brasileiros comprometidos com o pacto “Um mundo para a Criança e o adolescente do Semiárido – 2004”, sendo eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe.
O Selo representa um reconhecimento internacional dado aos municípios pelas ações desenvolvidas para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, nas áreas de educação, saúde e assistência social, repensadas por meio de políticas públicas alinhadas a partir de diagnósticos locais e revistas sob a ótica dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Tópicos: capacitação selo unicef
Mais notícias
-
São M. do Tapuio realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF e fortalece políticas para infância e adolescência
Evento reuniu gestão, comunidade e NUCA na construção coletiva do Plano de Ação Municipal que vai orientar as ações até 2028.
-
Estradas vicinais | 07/12/2025, 09:16h
Prefeitura de São M. do Tapuio inicia obra de recuperação de estradas vicinais
Obra contempla 20 km de piçarramento e instalação de 11 bueiros, beneficiando diversas comunidades e fortalecendo a infraestrutura rural do município.
-
Sessões de novembro | 03/12/2025, 09:05h
Câmara Municipal de SMT aprova matérias e moderniza Regimento Interno
Sessões de novembro foram marcadas por debates voltados ao desenvolvimento das comunidades e novas propostas para o município.
-
Pautas municipalistas | 03/12/2025, 08:54h
Prefeito de São M. do Tapuio participa de reunião em Brasília para tratar de pautas municipalistas
O encontro contou com o apoio de 43 prefeitos, que reforçaram demandas prioritárias para o desenvolvimento das cidades do Estado.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões