Publicada em 25/04/2019 - 04h04
Por Francisco Alves
Audiência pública discute fraudes em empréstimos consignados a idosos
A audiência pública foi proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para discutir empréstimos consignados fraudulentos no município.
Foi realizada na manhã da última terça-feira (23), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, uma audiência pública proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para discutir empréstimos consignados fraudulentos e operações bancárias como a concessão de crédito direto ao consumidor (CDC), aos aposentados do município de São Miguel do Tapuio.
Além de membros da diretoria do Sindicato, entre eles o presidente Antônio Francisco Pereira da Silva “Julieta”, que também é Vereador, estavam presentes também representantes de Associações do município, trabalhadores Rurais aposentados que foram lesados com esses empréstimos, advogado Dr. Douglas, Diretor do Polo Sindical de Campo Maior, Antônio José e os Vereadores: Clodomar Mineiro (PTB), Paiva Júnior (PDT), Helder Isaias (PSB) e Cimar Soares (PSD).
Segundo o presidente do Sindicato “Julieta”, a realização da audiência se deu por conta de um possível esquema de empréstimos consignados irregulares que vem lesando inúmeros aposentados no município, principalmente trabalhadores rurais. “Recebemos quase que diariamente denuncia de pessoas que foram lesadas junto aos bancos ou financeiras, por contraírem um empréstimo e pagarem outro”, disse “Julieta”.

O advogado Dr. Douglas. explicou que os aposentados têm uma margem de 30% do seu salario para contrair esse tipo de empréstimo junto aos bancos, mas que muitos deles estão com o salario comprometido acima da margem dificultado a própria sobrevivência. “Esse problema vem afetando também a economia local e quem paga por essas fraudes é a pessoa idosa, que fica passando fome e sem ter como comprar seus medicamentos”, ponderou o advogado.

Durante a audiência, o Coordenador do polo sindical de Campo Maior, senhor Antônio José, informou que vários outros municípios da região estão passando por está situação e que independente de qualquer ato, o aposentado deve procurar o sindicato para orientação. "É importante ter atenção aos descontos nos benefícios porque eles podem ter sido constituindo um contrato firmado mediante fraude", asseverou o Sindicalista.

Presente na audiência um representante de financeira no município, senhor Peter Brandão, disse que seu estabelecimento tem trabalhado com responsabilidade, pois nunca foi chamando na justiça por conta de empréstimos consignados, mas disse ter conhecimento de que em Assunção do Piauí e São Miguel do Tapuio, existem mais de 400 processos contra bancos, por conta de irregularidades em empréstimos com aposentados.

Ao final da audiência, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Tapuio, vereador Antônio Francisco Pereira da Silva “Julieta”, pediu que casos de fraudes na realização de empréstimos consignados dos aposentados rurais, devem ser informados ao Sindicato, para que seja denunciado à justiça e possivelmente reparado o dado causado ao aposentado.



Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Tópicos: audiencia sindicato trabalhadores emprestimos bancos
Mais notícias
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.
-
Reajuste do magistério | 27/01/2026, 09:21h
Câmara de SMT realizará Sessão Extraordinária para votar reajuste do magistério e salário mínimo
Vereadores se reunirão para votar reajuste de 6% no magistério e atualização do salário mínimo municipal.
-
Cronograma | 27/01/2026, 08:50h
Câmara Municipal divulga cronograma das sessões ordinárias para 2026
Abertura do ano legislativo ocorre em fevereiro, com sessões ordinárias programadas até dezembro.
-
Reajuste salarial | 26/01/2026, 09:27h
Prefeitura de Amarante anuncia reajuste salarial para professores e servidores da educação
Os professores, que recebem acima do piso nacional do magistério, terão reajuste de 7%, percentual superior ao reajuste definido para o piso.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões