Publicada em 12/04/2019 - 00h17
Por Francisco Alves
Alunos com disfunção na visão vão receber óculos de grau gratuito
A iniciativa que faz parte de uma das ações do Programa Saúde na escola, coordenado pela prefeitura de São Miguel do Tapuio.
Quase 60 alunos pertencentes à rede municipal de ensino e rede estadual de ensino no município de São Miguel do Tapuio, realizaram nesta quinta-feira, dia 11 de abril, a medição e escolha da armação do óculo de grau que irão receber gratuitamente. O atendimento foi realizado na Unidade Básica de Saúde do Bairro Canto, durante toda a manhã.
A iniciativa que faz parte de uma das ações do Programa Saúde na escola, coordenado pela Secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio e prefeitura municipal, teve início em agosto de 2018, com o teste de Snellen, realizado em 3.010 alunos da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e EJA (educação de jovens e adultos).
Na rede municipal, 217 alunos da educação infantil, ensino fundamental e EJA, tiveram o resultado alterado durante a triagem, sendo 99 na sede do município e 118 na zona rural. Já na rede estadual de ensino, foram avaliados alunos do ensino fundamental, médio e EJA, sendo que 73 tiveram também o resultado alterado, 66 da sede e 7 da zona rural.
Após a triagem, os alunos identificados com alguma disfunção na visão, receberam o encaminhamento para uma consulta com oftalmologistas realizada em dezembro de 2018. Dos alunos que compareceram para o atendimento, 62 foram detectados com a necessidade do uso de óculos de grau.


Presente durante os atendimentos, o Secretário Municipal de Saúde, Erasmo Freire, classificou como mais uma ação de sucesso do município. “Trabalhamos para que essa ação fosse realizada da melhor forma possível, pois sabemos que traz mais facilidade para os alunos, além de melhorar o rendimento escolar de cada um deles”, disse o Secretário.


Após os atendimentos, a enfermeira Milena Oliveira, que trabalha na estratégia de saúde da família no município, informou a nossa reportagem que dos 62 alunos detectados com a necessidade do uso de óculo de grau, 58 compareceram para medição e escolha da armação.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Mais notícias
-
Concurso público unificado | 27/10/2026, 23:07h
APPM se reúne com TCE para discutir contratações temporárias e concurso público
Encontro discutiu prazos para adequação às orientações do Tribunal de Contas e medidas para garantir segurança jurídica aos gestores municipais.
-
Audiência pública | 27/10/2026, 22:52h
Prefeitura de SMT convoca população para audiência pública sobre metas fiscais
Audiência será realizada nesta quinta-feira (29), às 9h, na Câmara Municipal, para avaliação das contas do segundo quadrimestre de 2026.
-
Ponto facultativo | 27/10/2026, 22:37h
Prefeitura municipal transfere comemoração do Dia do Servidor para 30 de outubro
Decreto assinado pelo prefeito Pompílio Evaristo Cardoso Filho estabelece ponto facultativo na sexta-feira (30) de outubro.
-
Prevenção | 23/10/2026, 16:59h
Município promove campanha de vacinação antirrábica na sede e na zona rural
Ação da Secretaria Municipal de Saúde ampliou a cobertura vacinal de cães e gatos, com apoio de agentes de endemias.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões