Publicada em 05/04/2019 - 20h54
Por Francisco Alves
Técnicos recebem treinamentos para o Sistema de Inspeção animal
Para os municípios do Território dos Carnaubais (Ala 6), o treinamento começou na segunda-feira (01) e finalizou nesta sexta-feira (05).
Técnicos dos municípios que compõem o Território dos Carnaubais estão participando em Teresina, de um treinamento para implantação do Sistema de Inspeção dos Produtos de Origem Animal. Para os municípios do Território dos Carnaubais (Ala 6), o treinamento começou na segunda-feira, dia 01 e finalizou nesta sexta-feira, dia 05.
O treinamento está sendo realizado através de uma parceria entre as prefeituras, governo do estado do Piauí, Adapi e Território dos carnaubais. Participam do treinamento médicos veterinários, engenheiros agrônomos, nutricionistas, técnicos agrícolas, técnicos em zootecnia e técnicos de agroindústria.
Mediado pela SEPLAN, o evento tem por finalidade treinar os profissionais para dá suporte aos veterinários na área de inspeção de alimentos de origem animal, o que dará ao município a aquisição do Selo que qualifica os produtos para serem comercializados na agricultura familiar e vendidos para a merenda escolar.
.
Do município de São Miguel do Tapuio, participaram do treinamento o médico veterinário Miguel Soares, o Agrônomo Marco Estevan e o Técnico Agrícola Esaú Rodrigues. Por conta disso, a cidade ficou cinco dias sem fazer matança de animais no matadouro público.

Os municípios dos Territórios dos Carnaubais, Ala 6, é composta pelos os municípios de Castelo do Piauí, São João da Serra, Buriti dos Montes, Novo Santo Antônio, Assunção do Piauí e São Miguel dos Tapuio.

O Sistema de Inspeção dos Produtos de Origem Animal deve funcionar na forma de cooperação técnica celebrado entre os órgãos do governo do estado, como inspeção, no caso a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e Vigilância Sanitária Estadual, e as 16 prefeituras municipais.


O termo de cooperação é uma forma de beneficiar todo o território, já que, de forma individual, nenhum dos municípios teria condição de implantar um sistema de inspeção funcional, devido às condições financeiras, escassez de recursos humanos e materiais.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Tópicos: técnicos treinamento implantação sistema inspeção animal
Mais notícias
-
Articulação nacional | 30/04/2026, 10:46h
Prefeito de São M. do Tapuio participa de articulação sobre royalties do petróleo em Brasília
Encontro com CNM e representantes do Governo Federal debate proposta que busca redistribuição mais justa dos recursos.
-
Prêmio Alfa-10 | 27/04/2026, 11:28h
São Miguel do Tapuio se destaca no Prêmio Alfa-10 e conquista 1º lugar na 5ª GRE
Premiação contempla 150 escolas em 88 municípios do Piauí, com 44 atingindo nota máxima em alfabetização.
-
SAEPI 2025 | 15/04/2026, 17:31h
Educação de São Miguel do Tapuio avança no SAEPI 2025 e registra crescimento expressivo
Em Língua Portuguesa, os índices saltaram de 596 pontos em 2024 para 796 em 2025, um aumento expressivo de 200 pontos.
-
Regularização fundiária | 15/04/2026, 17:22h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio lança programa de regularização fundiária e convoca audiência pública
O programa prevê a legalização de mais de 2 mil imóveis que atualmente não possuem documentação.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões