Publicada em 04/04/2019 - 16h24
Por Francisco Alves
CMDCA divulga edital para escolha dos novos conselheiros tutelares
Edital traz o calendário do processo de escolha. A eleição está marcada para o dia 6 de outubro de 2019.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Miguel do Tapuio tornou público o Edital de Convocação que dispõe sobre o processo eleitoral para escolha dos novos Conselheiros Tutelares do município, aprovado pela Resolução Nº 01, 02 e 03/2019, do CMDCA local.
De acordo com o Edital, a primeira etapa do processo de escolha se inicia com a inscrição dos candidatos que deverão ser realizadas na sala do conselho CMDCA no prédio da Casa dos Conselhos, situado na Rua Antônio Feitosa, nº 280 – centro. (Frente Clube Municipal). No período do dia 05 de abril a 03 de maio de 2019, no horário das 08h às 13h.
A segunda etapa se dará através do exame de conhecimento especifico, que será aplicado no dia 07 de julho de 2019, elaborado pelo Ministério Público, de caráter eliminatório e será composto de 20 questões objetivas valendo 10 pontos cada e de produção textual com o tema geral sobre sua motivação para o cargo.
A terceira etapa será realizada dia 24 de julho de 2019, através de entrevista de caráter complementar ao objetivo da produção textual com todos os candidatos que obtiverem a nota mínima (seis) na prova objetiva, pelo mesmo psicólogo designado para avaliar as produções textuais.
A quarta etapa consiste na capacitação dos candidatos habilitados sendo obrigatória a presença de todos os candidatos classificados em no mínimo 75% da carga horaria ofertada, o que será confirmada através da lista de presença, sob pena de eliminação.
A última etapa do processo que definirá os conselheiros tutelares do município, titulares e suplentes, através do voto facultativo e secreto, será realizada no dia 06 de Outubro de 2019, das 08h às 17h, horário local, conforme Art. 139 do estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os membros do Conselho Tutelar exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva, durante o horário previsto no art. 36 da lei Municipal Nº 018/2018 para funcionários do órgão, sem prejuízo do atendimento em regime plantão/sobreaviso, assim como da realização de outras diligências e tarefas inerentes ao órgão. O valor do vencimento é de um salário mínimo R$ 998,00, de acordo com o art.37 da Lei 018/2018.
Clique AQUI e confira o Edital
Clique AQUI e veja a resolução 01/2019 CMDCA
Clique AQUI e veja a resolução 02/2019 CMDCA
Clique AQUI e veja a resolução 03/2019 CMDCA
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Tópicos: processo escolha CMDCA edital eleições conselheiros tutelares
Mais notícias
-
Mensagens de cidadania | 08/09/2025, 12:22h
Escola Educandário encanta o público no Desfile da Independência em São Miguel do Tapuio
Com o tema “A Independência não é no grito, é na educação que forma cidadão”, escola destacou a importância dos valores da educação.
-
Patriotismo vivo | 08/09/2025, 10:37h
São Miguel do Tapuio realiza Desfile Cívico de 7 de setembro com grande participação popular
Evento organizado pela Prefeitura, reuniu escolas, autoridades e comunidade na Praça Matriz em celebração à Independência do Brasil.
-
Educação municipal | 04/09/2025, 17:33h
Prefeito Pompilím entrega novos ônibus escolares e reforma de uma escola na zona rural
Foram entregues três novos ônibus escolares na sede do município e a reforma de uma escola na comunidade Mato Grosso.
-
Aprovação de contas | 03/09/2025, 19:18h
Contas da gestão do prefeito de São M. do Tapuio são aprovadas pelo TCE-PI
O resultado é a terceira aprovação consecutiva da atual gestão, que também recebeu parecer favorável nos exercícios de 2021 e 2022.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões