Publicada em 11/02/2019 - 14h37
Por Francisco Alves
OBMEP abre inscrições de escolas para o ano de 2019
A OBMEP, atualmente, atinge alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e particulares.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) (Públicas e Privadas) abriu no último dia 5, seu processo de inscrições de escolas para a 15ª edição da olimpíada 2019.
Criada com o principal objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas brasileiras, e com isso, somar novos talentos para o Brasil a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em primeiro plano, é ser um projeto social e dar oportunidades à alunos de baixa renda, cujas escolas não possuem a mesma estrutura que o ensino privado e o estímulo ao estudo (principalmente o da matemática) é extremamente inferior.
Ela é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tendo o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Governo Federal.
A OBMEP, atualmente, atinge alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todas as regiões do Brasil. A olimpíada é dividida entre Nível 1 (6º e 7º anos do EF), Nível 2 (8º e 9º anos do EF) e Nível 3 (Ensino Médio).
Dividida em duas fases, onde a primeira possui 20 questões de múltipla-escolha, onde os 5% melhores de cada nível em cada escola são classificados e participam da segunda fase que consta de 6 questões dissertativas com itens (a, b e c), e às vezes (d e e).
A OBMEP ainda oferece o Programa de Iniciação Científica da OBMEP (PIC) que é desenvolvido para os alunos medalhistas de ouro, prata e bronze com eventualidade de premiados com menções honrosas. Sua primeira edição foi em 2006 com os alunos premiados em 2005, sua proposta era de oferecer um ensino da matemática de alto nível para esses alunos juntamente com uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00.
Fonte: Com informações da Assessoria
Mais notícias
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.
-
Reajuste do magistério | 27/01/2026, 09:21h
Câmara de SMT realizará Sessão Extraordinária para votar reajuste do magistério e salário mínimo
Vereadores se reunirão para votar reajuste de 6% no magistério e atualização do salário mínimo municipal.
-
Cronograma | 27/01/2026, 08:50h
Câmara Municipal divulga cronograma das sessões ordinárias para 2026
Abertura do ano legislativo ocorre em fevereiro, com sessões ordinárias programadas até dezembro.
-
Reajuste salarial | 26/01/2026, 09:27h
Prefeitura de Amarante anuncia reajuste salarial para professores e servidores da educação
Os professores, que recebem acima do piso nacional do magistério, terão reajuste de 7%, percentual superior ao reajuste definido para o piso.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões