Publicada em 07/01/2019 - 10h12
Por Francisco Alves
São Miguel do Tapuio é classificado como eficiente na educação
Apenas 8% dos municípios do PIAUÍ são Eficientes. Dados retirados do ATLAS DA EFICIÊNCIA da Gestão da Educação.
O município de São Miguel do Tapuio foi classificado pelo Atlas da Eficiência em Gestão Municipal de Educação do ano de 2018, como um dos munícipios do estado do Piauí, que mais investe em educação, conferindo com isso, o Selo de Eficiência pelo seu desempenho na Gestão da Educação Municipal.
O Piauí é formado por 224 municípios dos, quais 205 estão disponíveis no atlas. Os outros 19 não dispõem de informações. A avaliação foi elaborada pelo I3GS, instituição criada para apoiar as pesquisas realizadas pela Universidade de Brasília e certificada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
No estado do Piauí apenas 16(8%) dos munícipios são Eficientes (Benchmark) e entre esses municípios está São Miguel do Tapuio, localizado na região centro-norte do estado. Outros 95(46%) têm Ineficiência Moderada, 86(42%) Ineficiência Crítica e os demais tem Ineficiência Extrema.
O estudo leva em consideração dados como: Investimento educacional por aluno do ensino fundamental; Número de professores e servidores por 100 alunos matriculados do ensino fundamental; Retenção escolar no ensino fundamental taxa de aprovação no ensino fundamental; e Índice de proficiência do ensino fundamental. De acordo com o relatório, o município produz considerando os insumos disponíveis.
Conforme último censo escolar (INEP 2017), São Miguel do Tapuio matriculou no ensino fundamental 2.507 alunos a serem atendidos por um total de 166 docentes e 294 servidores (exceto docentes). O município registrou uma taxa de desistência escolar de 0,0% e a nota média no IDEB foi de 5,3. O município atualmente é administrado pelo prefeito Lincoln Matos (PTB).


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Mais notícias
-
São M. do Tapuio realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF e fortalece políticas para infância e adolescência
Evento reuniu gestão, comunidade e NUCA na construção coletiva do Plano de Ação Municipal que vai orientar as ações até 2028.
-
Estradas vicinais | 07/12/2025, 09:16h
Prefeitura de São M. do Tapuio inicia obra de recuperação de estradas vicinais
Obra contempla 20 km de piçarramento e instalação de 11 bueiros, beneficiando diversas comunidades e fortalecendo a infraestrutura rural do município.
-
Sessões de novembro | 03/12/2025, 09:05h
Câmara Municipal de SMT aprova matérias e moderniza Regimento Interno
Sessões de novembro foram marcadas por debates voltados ao desenvolvimento das comunidades e novas propostas para o município.
-
Pautas municipalistas | 03/12/2025, 08:54h
Prefeito de São M. do Tapuio participa de reunião em Brasília para tratar de pautas municipalistas
O encontro contou com o apoio de 43 prefeitos, que reforçaram demandas prioritárias para o desenvolvimento das cidades do Estado.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões