Publicada em 22/12/2018 - 16h58
Por Francisco Alves
Capacitação visa a elaboração do Plano de Saneamento Básico
No município de São Miguel do Tapuio a formação foi conduzida pelo Bacharel em Direito, Zenon Soares, com apoio da Pedagoga, Gisele Serafim.
Foi realizado na manhã da última quarta-feira, 19 de Dezembro, no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Bairro São Luís, a primeira oficina de Capacitação para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do município de São Miguel do Tapuio.
O projeto tem base a formação de elementos da pedagogia da alternância e do ensino continuado, acreditando ser possível construir conhecimentos técnico para o processo de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) e sua implementação ao longo prazo.
No município a formação foi conduzida pelo Bacharel em Direito, Zenon Soares, com apoio da Pedagoga, Gisele Serafim, que fazem parte da Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
Zenon Soares, explicou que São Miguel do Tapuio foi um dos 100 municípios do Estado do Piauí contemplado, pela FUNASA, com o apoio técnico para a elaboração do Plano, que será construído obedecendo a um cronograma de 06 (seis) meses.
O projeto objetiva dotar os municípios com instrumento de planejamento: planos municipais de saneamento básico e de lei municipal que implementa a política municipal de saneamento; Possibilitar o atendimento a legislação específica de saneamento e de gestão integrada de resíduos.
Durante a execução do cronograma serão realizadas ações de apoio e sensibilização do município, formação dos comitês, oficinas (sensibilização, plano de mobilização e sistema de informação), diagnóstico dos sistemas de saneamento, levantamento de campo (zona rural e urbana), prognóstico e programas: projetos/ações para o saneamento municipal, evento com a população para apresentação e discussão do prognóstico, conferência final para discussão e aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Participaram da oficina Sandra Regia (Chefe de Gabinete), Neide Alves (Vereadora), Silvana Maia (Sec. Educação), Erasmo Freire (Sec. Saúde), Gilmar Marques (Sec. Agricultura), Miguel Nogueira (Sec. Obras), Valneir Marques (Controladora Interna), Roberto Rodrigues (Assessor de Gabinete), Lilian (Assistente Social), Gelson e Sobreira (Engenheiro), além de representantes da sociedade civil organizada.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves
Tópicos: plano município saneamento básico formação gestores
Mais notícias
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.
-
Reajuste do magistério | 27/01/2026, 09:21h
Câmara de SMT realizará Sessão Extraordinária para votar reajuste do magistério e salário mínimo
Vereadores se reunirão para votar reajuste de 6% no magistério e atualização do salário mínimo municipal.
-
Cronograma | 27/01/2026, 08:50h
Câmara Municipal divulga cronograma das sessões ordinárias para 2026
Abertura do ano legislativo ocorre em fevereiro, com sessões ordinárias programadas até dezembro.
-
Reajuste salarial | 26/01/2026, 09:27h
Prefeitura de Amarante anuncia reajuste salarial para professores e servidores da educação
Os professores, que recebem acima do piso nacional do magistério, terão reajuste de 7%, percentual superior ao reajuste definido para o piso.


PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões