Publicada em 12/12/2018 - 18h22
Por Francisco Alves
Alunos de Castelo do Piauí conquistam Ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa
A solenidade de premiação dos medalhistas foi realizada na manhã desta quarta-feira (12), no Theatro 4 de Setembro, em Teresina.
Na manhã desta quarta-feira, 12 de Dezembro, aconteceu a solenidade de premiação da III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa, com o tema “Saberes do nosso povo” na qual, dois estudantes de escolas da rede municipal de Castelo do Piauí conquistaram medalha de ouro nos gêneros crônica e poema. A solenidade de premiação dos medalhistas foi realizada no Theatro 4 de Setembro, em Teresina.
A referida olimpíada, já em sua terceira edição, é um concurso de redação dirigido às escolas de Educação Básica da rede pública piauiense. Sendo uma iniciativa da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com objetivo de incentivar e contribuir para melhorar a produção escrita de textos de gêneros diversos, além de valorizar a cultura de nosso estado.
O concurso é formado de etapas em que os textos passam por seleção em comissões escolares, municipais e a última etapa em nível estadual.
Os professores castelenses de Língua Portuguesa do sexto ao nono ano participaram de formação pela SEMED, ministrada pela professora Aldenir Barbosa, e orientaram seus alunos durante as oficinas realizadas por eles nas escolas.
Os textos selecionados para concorrer na etapa estadual foram:
-CRÔNICA: O tradicional 24 de setembro, da aluna Érica Alves Oliveira da Unidade Escolar Ângelo Francisco da Silva, tendo como professora Antônia de Maria dos Santos Matos.
-POEMA: Meu povo e nossa cultura, do aluno Cícero Rômulo Soares da Silva, da Unidade Escolar Professora Osmarina Vieira de Souza, tendo como professora Maria Francisleuda da Silva.
A Coordenadora Pedagógica da SEMED, Chaguinha Monte, acompanhou a equipe de Castelo do Piauí no evento. A Prefeitura de Castelo do Piauí, através do prefeito Magno Soares, parabeniza aos alunos, aos professores e as equipes escolares pela conquista.







Fonte: Com informações da assessoria
Tópicos: Castelo, conquista, educação, premiação, ouro, olimpíada, Portuguesa
Mais notícias
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.
-
Reajuste do magistério | 27/01/2026, 09:21h
Câmara de SMT realizará Sessão Extraordinária para votar reajuste do magistério e salário mínimo
Vereadores se reunirão para votar reajuste de 6% no magistério e atualização do salário mínimo municipal.
-
Cronograma | 27/01/2026, 08:50h
Câmara Municipal divulga cronograma das sessões ordinárias para 2026
Abertura do ano legislativo ocorre em fevereiro, com sessões ordinárias programadas até dezembro.
-
Reajuste salarial | 26/01/2026, 09:27h
Prefeitura de Amarante anuncia reajuste salarial para professores e servidores da educação
Os professores, que recebem acima do piso nacional do magistério, terão reajuste de 7%, percentual superior ao reajuste definido para o piso.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões