Publicada em 31/10/2018 - 08h43
Por Francisco Alves
Nova portaria detalha as alterações para emissão e validade da DAP
A DAP é um documento exigido para que o agricultor possa acessar as linhas de crédito do Pronaf e outros programas sociais.
Uma nova portaria de nº 523, de 24 de agosto de 2018, publicada no Diário Oficial da União em 27/08/2018, estabelece as novas condições e procedimentos gerais para a emissão da declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). De acordo com o Secretário de Politica Agrícola e Produção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Tapuio, Francisco Wilson, um dos pontos é a validade, que diminuiu de dois para um ano.
A Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) é a carteira de identidade do agricultor familiar, ou seja, uma espécie de passaporte para que o agricultor possa acessar as linhas de crédito do Pronaf, a Assistência Técnica e Extensão Rural e várias políticas públicas do governo federal.
O Secretário de Politica Agrícola e Produção do Sindicato, Francisco Wilson, explica que para obter ou atualizar o documento, o produtor deve apresentar o CPF e RG dele e do cônjuge, quando houver, e poderão ser solicitados também documentos complementares que permitam a análise das fontes de rendimento e trabalho da família, bem como condição de posse e uso da terra.
“Depois de entregue os documentos, o Sindicato que é um dos agentes emissor, faz uma entrevista com o agricultor para identificar se ele atende o que é exigido pela lei, verificando se ele enquadra e pode ter acesso as políticas públicas do Governo Federal direcionadas ao fortalecimento da agricultura familiar”, explica Francisco Wilson.
O presidente do Sindicato, Antônio Francisco Pereira da Silva “Julieta” (foto à esquerda), disse que muitas das vezes as pessoas omitem informações sobre suas atividades principais, fatores que dificultam o enquadramento correto. “Nos que fazemos o Sindicato, sempre solicitamos as informações completas dos agricultores familiares, mas muitas das vezes essas informações são omitidas, e por isso, alguma Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), acaba sendo cancelada depois”, disse “Julieta”.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Tópicos: dap portaria procedimentos emissão Pronaf sindicato
Mais notícias
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.
-
Reajuste do magistério | 27/01/2026, 09:21h
Câmara de SMT realizará Sessão Extraordinária para votar reajuste do magistério e salário mínimo
Vereadores se reunirão para votar reajuste de 6% no magistério e atualização do salário mínimo municipal.
-
Cronograma | 27/01/2026, 08:50h
Câmara Municipal divulga cronograma das sessões ordinárias para 2026
Abertura do ano legislativo ocorre em fevereiro, com sessões ordinárias programadas até dezembro.
-
Reajuste salarial | 26/01/2026, 09:27h
Prefeitura de Amarante anuncia reajuste salarial para professores e servidores da educação
Os professores, que recebem acima do piso nacional do magistério, terão reajuste de 7%, percentual superior ao reajuste definido para o piso.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões