Publicada em 21/09/2018 - 08h36
Por Francisco Alves
CRAS promove palestra sobre a importância da prevenção ao suicídio
A palestra foi ministrada pelos Psicólogos Rodrigo Damasceno e Railan Silva, membros do Conselho Regional de Psicólogo (CRP21).
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de São Miguel do Tapuio promoveu na manhã da ultima quinta-feira, dia 20 de setembro, uma palestra sobre a importância da prevenção ao suicídio. O evento aconteceu no espaço do Bolsa Família, localizado no Centro da cidade, foi realizado com apoio da prefeitura municipal e Secretaria de Promoção, Assistência Social e Trabalho.
A ação faz parte das atividades do Setembro Amarelo, campanha realizada em todo o país que tem por objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, bem com as suas formas de prevenção.
A palestra, voltada para usuários do CRAS, alunos da rede publica municipal e estadual de ensino, adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e profissionais da área da saúde e educação, foi ministrada pelos Psicólogos Rodrigo Damasceno e Railan Silva, membros do Conselho Regional de Psicólogo (CRP21).
Os profissionais palestrantes falaram sobre o tema apresentando as principais ferramentas no combate ao suicídio, fizeram a exibição vídeos e esclareceram várias dúvidas sobre a temática. O Psicólogo Rodrigo Damasceno destacou a importância do diálogo como uma das principais ferramentas na prevenção ao suicídio.
Várias autoridades municipais estiveram presentes no evento, entre elas o prefeito Lincoln Matos, primeira dama do município, dona Maria do Carmo Mota Matos, que é Secretária de Promoção, Assistência Social e Trabalho e o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Miguel Araújo Nogueira.
SETEMBRO AMARELO
A campanha “Setembro Amarelo” acontece no Brasil desde 2014 e tem foco a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção, divulgando e ampliando a temática.
Em São Miguel do Tapuio a campanha é articulada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Selo UNICEF, Prefeitura Municipal, Secretaria de Promoção, Assistência Social e Trabalho, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria Esporte.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Mais notícias
-
Situação de emergência | 03/05/2025, 08:48h
Governador Rafael Fonteles prorroga situação de emergência em 129 municípios do Piauí
Governo decidiu ampliar este prazo devido à irregularidade das chuvas e à redução dos volumes hídricos em barreiros, rios e riachos.
-
Serviços e infraestrutura | 03/05/2025, 08:24h
Prefeito Pompílio Filho, anuncia mais recursos para o município São Miguel do Tapuio
Durante o encontro, foram apresentadas reivindicações voltadas para melhorias na infraestrutura, saúde e cultura.
-
Animais soltos | 30/04/2025, 19:23h
Prefeitura publica decreto sobre apreensão de animais soltos nas vias públicas
Os animais permanecerão por até sete dias no depósito, com possibilidade de retirada mediante multa; não havendo retirada, serão leiloados.
-
Diálogos pelo Piauí | 30/04/2025, 08:52h
Prefeito de SMT representa a APPM em evento realizado na cidade de Piripiri
O projeto visa ampliar o acesso aos direitos básicos e fomentar o desenvolvimento regional meio de políticas públicas eficientes e integradas.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões