Publicada em 20/09/2018 - 07h29
Por Francisco Alves
CMDCA e NUCA realizam palestra sobre prevenção ao suicídio
A ação faz parte da campanha Setembro Amarelo e teve como objetivo criar um espaço de dialogo entre os jovens.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Miguel do Tapuio, realizou nesta última terça-feira, dia 18 de setembro, no auditório do Bolsa Família, uma palestra de conscientização sobre o combate ao suicídio com jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).
A ação faz parte da campanha Setembro Amarelo e teve como objetivo criar um espaço de dialogo onde os jovens, para que eles pudessem ter a liberdade de falar de seus sonhos e conquistas, além de promover debates e trabalhar a conscientização e sensibilização sobre a Prevenção ao Suicídio.
A palestra foi administrada pelos jovens, Éden Alves, Ana Vieira, Joao Marcelo Sousa, Carlos Emanoel Vieira de Barros e pela Assistente Social do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Miguel do Tapuio, Francisca Castelo Branco, que falou da importância de se criar mais espaços de discussões entre os jovens.
Além de discussões e debates relacionados ao tema, os jovens do NUCA apresentaram também as suas performances artísticas, enriquecendo ainda mais o evento.
A articuladora do Selo UNICEF, Poliana Marques disse que ficou encantada com a quantidade de jovens presentes. “Os jovens foram muito participativos e se mostraram interessados pelo assunto. Houve momentos em que eles puderam tirar suas dúvidas com a Assistente Social, acredito que isso tenha trazido um momento de reflexão muito importante para eles”, disse Poliana.
SETEMBRO AMARELO
A campanha “Setembro Amarelo” acontece no Brasil desde 2014 e tem foco a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção, divulgando e ampliando a temática.
Em São Miguel do Tapuio a campanha é articulada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Selo UNICEF, Prefeitura Municipal, Secretaria de Promoção, Assistência Social e Trabalho, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria Esporte.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Tópicos: setembro amarelo prevenção saúde palestra nuca CMDCA
Mais notícias
-
Animais soltos | 30/04/2025, 19:23h
Prefeitura publica decreto sobre apreensão de animais soltos nas vias públicas
Os animais permanecerão por até sete dias no depósito, com possibilidade de retirada mediante multa; não havendo retirada, serão leiloados.
-
Diálogos pelo Piauí | 30/04/2025, 08:52h
Prefeito de SMT representa a APPM em evento realizado na cidade de Piripiri
O projeto visa ampliar o acesso aos direitos básicos e fomentar o desenvolvimento regional meio de políticas públicas eficientes e integradas.
-
Audiência | 30/04/2025, 08:47h
Pompilím participa de audiência na ALEPI em busca de melhorias para o município
No encontro com o deputado Ziza Carvalho, ele tratou de investimentos e projetos para impulsionar a infraestrutura do município.
-
Avanços Legislativos | 30/04/2025, 08:31h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova 12 requerimentos e 4 projetos em sessão solene
As propostas contemplam obras de infraestrutura, criação da Procuradoria da Mulher e valorização cultural.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões