Publicada em 17/09/2018 - 19h15
Por Francisco Alves
CAPS promove palestra sobre a importância da prevenção do suicídio
O objetivo foi alertar os profissionais da saúde e a população a respeito da realidade do tema e as formas de prevenção.
Em alusão a campanha “Setembro Amarelo”, mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Miguel do Tapuio, realizou na tarde desta segunda-feira (17), no auditório do Bolsa família, uma ação com a presenças de vários profissionais da área da saúde.
O evento teve como palestrante o médico psiquiatra Dr. Rafael Mendes de Brito, que atualmente atende pacientes no município de São Miguel do Tapuio. O objetivo foi alertar os profissionais e a população a respeito da realidade do suicídio e as formas de prevenção.
Na abertura do evento o paciente Milton Sergio, que é acompanhado pelo CAPS, fez a leitura do poema “Recomeço” do poeta Cearense Bráulio Bessa. Em seguida os pacientes acompanhando pelo CAPS dançara a música infantil “Tchutchuê”, do grupo Artístico Pequenos Atos.
O médico psiquiatra Dr. Rafael, iniciou a palestra deixando claro que a depressão é uma doença como outra qualquer, que muito se fala no tema na sociedade atual, porém, muitas das vezes de forma errônea. “Só o fato de está vivo já é um fator de risco e são diversos os fatores que contribuem para um comportamento suicida”, disse o médico.
Ele destacou também que o suicídio é um assunto que deve ser debatido, pois há várias formas de se evitar. Um dos pontos reiterados pelo médico é a importância da participação da comunidade na identificação das situações de risco, que funciona como importante estratégia de prevenção. O médico finalizou a palestra apresentando alguns dados.
SETEMBRO AMARELO
A campanha “Setembro Amarelo” acontece no Brasil desde 2014 e tem foco a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção, divulgando e ampliando a temática.
Em São Miguel do Tapuio a campanha é articulada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Selo UNICEF, Prefeitura Municipal, Secretaria de Promoção, Assistência Social e Trabalho, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria Esporte.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Mais notícias
-
Animais soltos | 30/04/2025, 19:23h
Prefeitura publica decreto sobre apreensão de animais soltos nas vias públicas
Os animais permanecerão por até sete dias no depósito, com possibilidade de retirada mediante multa; não havendo retirada, serão leiloados.
-
Diálogos pelo Piauí | 30/04/2025, 08:52h
Prefeito de SMT representa a APPM em evento realizado na cidade de Piripiri
O projeto visa ampliar o acesso aos direitos básicos e fomentar o desenvolvimento regional meio de políticas públicas eficientes e integradas.
-
Audiência | 30/04/2025, 08:47h
Pompilím participa de audiência na ALEPI em busca de melhorias para o município
No encontro com o deputado Ziza Carvalho, ele tratou de investimentos e projetos para impulsionar a infraestrutura do município.
-
Avanços Legislativos | 30/04/2025, 08:31h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova 12 requerimentos e 4 projetos em sessão solene
As propostas contemplam obras de infraestrutura, criação da Procuradoria da Mulher e valorização cultural.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões