Publicada em 30/08/2018 - 23h30
Por Francisco Alves
Castelo do Piauí supera meta e atinge maior nota do IDEB no estado
Com o resultado, o município de Castelo do Piauí superou a meta projetada para o ano de 2021, que era o índice de 5.2.
Castelo do Piauí, município localizado na região centro-Norte do estado, que atualmente é administrado pelo prefeito Magno Soares (PT), se coloca desta vez como a "terra da educação” com o resultado obtido pela rede municipal de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O município atingiu a maior nota do estado do Piauí nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) com o índice de 7,3, resultado bem acima da meta projetada para o ano de 2017, que era de 4.6. Isso mostra o quanto à educação municipal evolui nos últimos anos, dando um salto bastante positivo.
O município também apresentou bom desempenho nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), ficando em oitavo lugar entre os duzentos e vinte e quatro municípios que integram o Estado, obtendo o índice de 5,4, sendo também acima da média projetada, que era 5,2.
O prefeito Magno Soares explica que o resultado vem de muito esforço de uma equipe comprometida, com professores responsáveis e dedicados. “Temos compromisso com os filhos de Castelenses, compromisso com a escola, com a educação e com a família”, disse o gestor municipal.

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil, para os municípios. É um indicador geral da educação nas redes privada e pública e pertence ao INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Tópicos: educação Castelo qualidade ideb Prefeito Magno Soares
Mais notícias
-
Reforço Social | 03/03/2026, 07:46h
São Miguel do Tapuio recebe van para reforçar Assistência Social
O veículo do MobSUAS foi entregue em solenidade realizada no estacionamento da Alepi, em Teresina.
-
Festa confirmada | 02/03/2026, 12:03h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio divulga atrações musicais do aniversário do município
Cidade completa 88 anos no dia 25 de março e terá shows no dia 26, além de programação institucional.
-
Reurbanização | 26/02/2026, 11:31h
Prefeito Pompilím anuncia reurbanização da Avenida Major Gonçalves Araújo
Projeto vai transformar via que liga o Centro ao bairro de Fátima, com ciclofaixa, pista de cooper e nova iluminação em LED.
-
Alerta meteorológico | 19/02/2026, 08:33h
Inmet emite alertas de chuvas intensas para todo o Piauí
Avisos seguem até sexta-feira e indicam risco de ventos fortes, alagamentos e queda de energia em diversas regiões



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões