Publicada em 25/05/2018 - 14h30
Por Francisco Alves
Município realiza Cerimonia de abertura do I Festival de Matemática
A cerimônia aconteceu no Clube Municipal, com a participação de escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino.
A prefeitura de São Miguel do Tapuio, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta sexta-feira, 25 de maio, a abertura oficial do I Festival da Matemática no município. A cerimônia aconteceu no Clube Municipal, com a participação de escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino.
Denominado de Festival Tapuia da Matemática, o evento consiste em uma feira cultura de caráter pedagógico alusivo ao biênio da Matemática no Brasil 2017-2018, com a finalidade de popularizar, de forma lúdica e criativa, o interesse pela matemática, como ciência fundamental e presente em todo o fazer humano.
Na abertura oficial aconteceu uma apresentação cultural do Coral dos jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, prestigiado por várias autoridades, entre elas o prefeito Lincoln Matos, Secretária Municipal de Educação Silvana Maia e Coordenador da Pós-graduação em matemática da Universidade Federal do Piauí, Dr. Newton Luiz, juntamente com os medalhistas da OBMEP de Teresina.
O poder Legislativo municipal de São Miguel do Tapuio foi representado pelos seguintes Vereadores: Clodomar Mineiro (PTB), Kelson Isaias (PTB), Neide Alves (PTB) e Toinha Secretária do (PSC).
Após as palavras do Exmo. Senhor prefeito Lincoln Matos e da Secretária Silvana Maia, a cerimonia foi encerrada com a visitação das autoridades aos stands das escolas, onde Crianças, adolescentes e adultos apresentaram atividades ligadas ao raciocino e as habilidades da Matemática.
Ao mesmo tempo em que aconteciam as apresentações de atividades das escolas no Clube Municipal, era realizado no espaço do Bolsa Família, um Treinamento Intensivo de matemática para a OBMEP, com todos os alunos e pais de alunos do projeto. O treinamento estava sendo coordenado pelo Coordenador da Pós-graduação em matemática da Universidade Federal do Piauí, Dr. Newton Luiz, juntamente com os medalhistas da OBMEP de Teresina.
I Festival da Matemática no município de São Miguel do Tapuio acontecerá durante dois dias, sendo que o encerramento será sábado (26), às 16h, com exposições e oficinas de matemática, Certificação dos professores da Formação Continuada em Matemática – ForMat/UFPI e a premiação dos Medalhistas do Concurso Canguru de Matemática Brasil 2018.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves
Mais notícias
-
Sessões do mês de outubro | 25/10/2025, 11:36h
Presidente da câmara de SMT, vereador Cimar soares, divulga dias das sessões ordinárias de outubro
Os trabalhos legislativos ocorrerão nos dias 29, 30 e 31 de outubro, sempre a partir das 19h, no plenário da Casa Legislativa.
-
Prédio público | 11/10/2025, 12:32h
Prefeito Pompílio Filho inaugura nova sede da Secretaria Municipal de Educação
Nova estrutura leva o nome da ex-professora Maria Anísia, simbolizando reconhecimento à história e ao compromisso com a educação do município.
-
Novas oportunidades | 11/10/2025, 08:01h
Prefeitura de SMT e IFPI realizam reunião para lançamento de curso e novas oportunidades educacionais
Encontro abordará o lançamento do Curso de FIC em Agricultura Familiar e a proposta de novos cursos de especialização.
-
Saúde Digital | 06/10/2025, 18:01h
Prefeito Pompilím participa de evento em Teresina que celebra 1 milhão de atendimentos do Piauí Saúde Digital
A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de diversas autoridades estaduais e municipais.


PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões