Publicada em 16/05/2018 - 09h01
Por Francisco Alves
São Miguel do Tapuio será contemplado com o Projeto Rondon
Irão participar do projeto estudantes e professores universitários, desenvolvendo ações em comunidades carentes.
Aconteceu na manhã da ultima terça-feira (15), no palácio de Karnak, a solenidade de lançamento do Projeto Rondon Operação Parnaíba. A cerimônia contou com a presença do governador do estado, Wellington Dias, vice-governadora, Margarete Coelho, do presidente da APPM, Gil Carlos, além de prefeitos e outras autoridades.
O projeto vai contar com duas etapas, no primeiro momento 14 cidades da região norte vão receber em janeiro de 2019 e em julho serão beneficiados 10 municípios da região sul do estado. Essa é a primeira vez em que as duas fases irão acontecer em um mesmo estado consecutivamente.
Os munícipios confirmados para o projeto na região norte são: Boa Hora do Piauí, Boqueirão do Piauí, Cabeceiras do Piauí, Castelo do Piauí, Matias Olímpio, Morro do Chapéu, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e São Miguel do Tapuio. Pelo menos mais quatro munícipios serão confirmados.
O presidente da APPM, Gil Carlos, relembrou que o Piauí já recebeu o projeto anteriormente e que isso marca a história dos municípios que já receberam. “Lembro de quando era criança quando o projeto chegou na cidade de São João e todos ficaram maravilhados. E agora como gestor e presidente da APPM o nosso estado outra vez irá recebê-lo. É um momento importante de integração, onde universitários que são voluntários de qualquer canto do país ajudam a transmitir conhecimentos para outros brasileiros”, afirmou o presidente.
Durante a execução do projeto serão realizados minicursos, palestras e ações de intervenções no cotidiano das comunidades, e os participantes sairão com certificados reconhecidos por instituições de ensino nacionais. O coordenador geral do Projeto Rondon, Vice-Almirante, Cardoso Gomes, ressaltou que o projeto busca integrar ainda mais o país. “Nós trazemos jovens que irão somar e, acima de tudo, vão absolver muito no Piauí. Infelizmente não podemos estar em todos os municípios, mas queremos agradecer em nome do Ministério da Defesa a todos os parceiros e a todos por abraçar esse projeto”, disse o coordenador.
O governador do Piauí, Wellington Dias, comentou que o projeto tem uma importância tanto na educação, como na assistência social e na cultura. “A importância do projeto é essa integração e como o presidente da APPM Gil Carlos afirmou em sua fala, o nosso país é composto por várias realidades. É ter pessoas com oportunidade de ter contato com outra cultura e isso muda a vida de quem é voluntário do projeto. E isso tem um efeito extraordinário no âmbito social e pessoal”, finaliza.
Fonte: Com informações da Ascom
Tópicos: Projeto Rondon ações município
Mais notícias
-
Situação de emergência | 03/05/2025, 08:48h
Governador Rafael Fonteles prorroga situação de emergência em 129 municípios do Piauí
Governo decidiu ampliar este prazo devido à irregularidade das chuvas e à redução dos volumes hídricos em barreiros, rios e riachos.
-
Serviços e infraestrutura | 03/05/2025, 08:24h
Prefeito Pompílio Filho, anuncia mais recursos para o município São Miguel do Tapuio
Durante o encontro, foram apresentadas reivindicações voltadas para melhorias na infraestrutura, saúde e cultura.
-
Animais soltos | 30/04/2025, 19:23h
Prefeitura publica decreto sobre apreensão de animais soltos nas vias públicas
Os animais permanecerão por até sete dias no depósito, com possibilidade de retirada mediante multa; não havendo retirada, serão leiloados.
-
Diálogos pelo Piauí | 30/04/2025, 08:52h
Prefeito de SMT representa a APPM em evento realizado na cidade de Piripiri
O projeto visa ampliar o acesso aos direitos básicos e fomentar o desenvolvimento regional meio de políticas públicas eficientes e integradas.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões